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Veja como você pode alinhar a comunicação interna da sua empresa

alinhar a comunicação interna da sua empresa

Veja como você pode alinhar a comunicação interna da sua empresa

Comunicação é a chave para o sucesso de um negócio. A motivação e integração do time pode acontecer por meio de uma comunicação alinhada e integrada, afinal, quanto mais transparência e rapidez nas informações, mais chances você tem de engajar os seus colaboradores. 

Quer alcançar uma comunicação interna melhor? Continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Boa leitura! 

O que é e qual a importância da comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna é a forma como os funcionários recebem as informações da empresa. É comum que as corporações utilizam o endomarketing, ou seja, o marketing interno da empresa para fazer a ponte entre os funcionários e as novidades da empresa. Algumas informações ações que podem ser realizadas: 

  • campanhas especiais;
  • integração de novos membros à equipe;
  • reuniões regulares de apresentação de resultados;
  • funcionários que deixaram a organização ou trocaram de cargo etc. 

Assim, os funcionários conseguem saber o que está acontecendo na empresa e até mesmo ajudar em processos e políticas internas. 

Ter uma comunicação alinhada é importante para: 

Produtividade

Um ambiente de trabalho com uma comunicação alinhada permite que os funcionários se sintam mais seguros e, portanto, motivados para realizarem suas tarefas diárias. Evitando ócio no trabalho, por exemplo. 

Redução da rotatividade de funcionários 

Uma alta rotatividade é prejudicial para a qualidade do trabalho, principalmente porque impacta na produtividade e motivação da equipe. Tendo um canal de comunicação eficiente, os funcionários podem trocar ideias, aprender sobre a organização e receber todas as informações de uma fonte segura. 

Integração do time

O sucesso de uma empresa tem relação direta com a integração e motivação do time. Quanto mais os funcionários se conhecem e trocam experiências, mais o time ganha em produção, técnica, rapidez nos processos e muito mais. 

Os riscos de uma comunicação interna ineficiente

Empresas que não têm uma comunicação eficaz, costumam enfrentar alta rotatividade de funcionários, desmotivação, impactos na produtividade, além de enfrentar problemas causados pela “rádio peão”, onde as informações são distorcidas ou ainda fofocas são inventadas. 

Isso traz uma série de consequências negativas para a empresa, má reputação, alto custo, por conta da rotatividade de colaboradores, falta de qualidade no serviço\produto e não retenção de talentos. Consequências que podem durar por um período longo, impactando na saúde da organização e vivência no mercado. 

Por consequência, isso traz uma série de complicações mais profundas, como ineficiência na retenção de talentos, má reputação da empresa no mercado, altos custos com a rotatividade de funcionários — entre outras questões que veremos mais adiante.

Por onde começar a alinhar essa comunicação?

Agora que você já sabe a importância de ter uma comunicação alinhada, nós separamos 3 passos importantes para melhorar o  diálogo na sua empresa. 

  • Canal de informação

Antes de tudo, é preciso desenvolver um canal de comunicação da empresa. Eliminando grupos extra-oficiais, assim o departamento de recursos humanos garante que os dados passados pelos funcionários são oficiais e estão alinhados com a liderança. 

  • Treinamento

Os funcionários precisam ter clareza de quais são as suas atividades diárias e o que a empresa espera que eles entreguem, assim é mais fácil atender as expectativas da organização. 

Para isso, você pode investir em treinamentos, tanto para os funcionários que estão iniciando na empresa, quanto para aqueles que já possuem mais tempo de casa. O treinamento vai ser útil para reciclar as informações transmitidas e alterar estratégias que não estão mais funcionando. 

  • Feedback

Outro ponto importante é ter uma cultura de feedback. Conversar com os funcionários sobre o desempenho deles na organização é fundamental para a motivação e também alinhamento interno. Isso porque os funcionários podem melhorar pontos, após receberem treinamentos e ainda compartilhar anseios e desafios que enfrentam. 

Conclusão

Como vimos anteriormente, uma comunicação assertiva e bem alinhada para seu público interno trará grandes benefícios ao seu público externo. Além disso, é um ótimo diferencial e tornará sua empresa ainda mais competitiva! 

Para continuar atualizado nos assuntos do mundo corporativo e no marketing digital, veja nosso blog e nossos artigos! Esperamos você. 

 

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