Em 2019, de acordo com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o número de usuários de internet no Brasil chegou a impressionantes 134 milhões de pessoas, o equivalente a 74% da população acima de 10 anos de idade.
Esses dados já seriam mais que suficientes para qualquer um que esteja em busca de visibilidade incluir em sua estratégia um blog ou site em que pode-se postar marketing de conteúdo. Mas, existem muitas outras razões. E, vamos falar da principal delas: o Google AdSense, que pode levar você a ganhar dinheiro a partir de suas postagens. Acompanhe!
Mas afinal, o que é Google AdSense?
O Google Adsense nada mais é do que uma plataforma do Google em que, ao cadastrar seu blog ou site, você fica habilitado a exibir publicidade paga… a você. Isso mesmo! Em outras palavras, o Google AdSense é a maneira mais fácil e rápida de monetizar suas postagens.
Funciona exatamente como o mundo publicitário na TV, por exemplo: se um programa for bom e gerar grande audiência, ele automaticamente se qualifica para receber o investimento de grandes anunciantes, que irão gerar uma importante receita para a emissora. No caso do AdSense, seu post é o programa, o blog é a emissora de TV e os anunciantes… bem, isso não muda — os anunciantes são os anunciantes mesmo.
Então, por meio do AdSense, você pode rentabilizar suas postagens apenas por exibir os anúncios dos parceiros do Google.
Mas antes de levar adiante seu sonho de ter anunciantes no seu blog, vamos olhar com cuidado tudo que é preciso ser levado em consideração.
Para que um blog no AdSense seja aprovado, o proprietário precisa estar atento a alguns requisitos. Técnicas de SEO no texto e melhorias constantes na página são essenciais para que tanto os visitantes quanto os cliques nos anúncios sejam qualificados. Dessa forma, o valor do clique estará garantido e, após uma quantia mínima acumulada, você já poderá sacar o dinheiro.
Caso você tenha se interessado em adicionar o seu blog no AdSense, confira abaixo como fazer a integração.
Integrando seu blog ao AdSense
É simples adicionar o seu blog ao Google AdSense. No entanto, como já foi dito, alguns requisitos devem ser observados para que a página seja qualificada e faça parte do grupo de afiliados da maior plataforma de buscas.
Em primeiro lugar, você precisa ter um site completo e com conteúdo no ar, pois é exatamente isso que o Google analisa antes de aceitar um novo parceiro. Então, nada de criar qualquer coisa e deixar a página “em construção”.
A partir daí, você deve seguir os quatro passos apresentados abaixo.
Passo 1 – crie uma conta no Google AdSense
O primeiro passo é criar uma conta no AdSense. Mas para isso siga uma regra indispensável: crie a conta somente depois que seu blog estiver totalmente pronto. Daí, sim, é só acessar https://www.google.com.br/adsense/start, seguir as instruções e aguardar o e-mail de confirmação, que será enviado após a análise do blog. Se sua inscrição for aceita, seu blog no AdSense será automaticamente ativado.
Passo 2 – configure os anúncios no seu site
Depois de ter a conta aprovada pelo Google AdSense, chegou a hora de definir que tipo de anúncio você quer que seja veiculado no seu blog. Você pode optar pelos anúncios automáticos ou pelos blocos de anúncios. Mas vamos explorar isso um pouco melhor para ajudá-lo na sua escolha.
Nos anúncios automáticos, a definição de quais anúncios devem ser exibidos e onde aparecerão é feita pelos editores do Google AdSense. Esses anúncios funcionam muito bem para exibição tanto em computadores quanto em smartphones e tablets.
Já nos blocos de anúncios há vários tipos e tamanhos de anúncios disponíveis que você pode escolher e posicionar onde quer que sejam exibidos nas suas páginas.
Os tipos de anúncio são o mais variado possível, incluindo os que têm apenas texto, aqueles com gráficos, em rich media (imagens dinâmicas, vídeos, HTML), blocos de links, anúncios responsivos. Com tantas opções, você deve levar em conta apenas aqueles que dão match com o assunto do seu blog ou site. Assim, por exemplo, se o tema de suas postagens for predominantemente sobre investimentos, não faria sentido algum ter anúncios de sabão em pó. Então é isso: privilegie a coerência entre seu conteúdo e o que será anunciado.
Passo 3 – insira o código do AdSense na sua página web
Antes de inserir o código do AdSense em sua página, a primeira providência que você deve tomar é ter certeza de que ele esteja em HTML. Já se você tiver um blog, lembre-se de colocar o código do AdSense no modelo do seu blog. Caso contrário, você precisará colocá-lo todas as vezes que fizer uma nova postagem.
Agora, atenção: o procedimento para inserir o código é diferente para cada tipo de editor de texto. Verifique qual o seu e siga de acordo.
Editores HTML
Se utilizar um editor de HTML, você deve colar o código de anúncio diretamente no código-fonte HTML da página usando a função “Inserir HTML” ou a visualização HTML do editor. Depois de colocar o código, verifique se o software inseriu tags adicionais ou fez quebras de linha, uma vez que isso pode acarretar erro na exibição dos anúncios.
Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)
Blogger, Hubpages.com, Weebly, Yola. Se seu blog ou site utilizar uma dessas plataformas, fique tranquilo: o AdSense já estará incorporado a ela.
WordPress
Se utilizar o WordPress, instale primeiro o plug-in Kit para colar o código HTML no seu site. Assim você poderá acessar métricas do AdSense, do Analytics, do Search Console e do PageSpeed Insights.
Passo 4 – Insira seu PIN no site do Google AdSense
Para garantir sua segurança, você receberá um PIN do Google no endereço que cadastrou na plataforma. Assim que recebê-lo, vá ao seu painel do AdSense e digite esse código. Essa é a maneira de o Google garantir que sua conta é a mesma que foi cadastrada.
E, se tiver qualquer dúvida, basta consultar a página de ajuda do próprio Google.
Dicas para qualificar seu blog como anunciante
- Saiba quem acessa sua página. Antes de tudo, defina seu público-alvo. Dessa forma, você poderá produzir conteúdo que desperte interesse e saberá que tipo de anúncio tem maior apelo para quem acessar sua página. O Google Analytics é seu melhor aliado para fazer essas avaliações.
- Utilize as redes sociais para divulgar seu conteúdo. Para chegarem ao seu site, as pessoas precisam saber que ele existe, certo? Então, ative o poder das redes sociais para alcançar seu público, compartilhando conteúdos com seus seguidores e usando técnicas de SEO para otimizar seus textos. Além disso, escolha bem as imagens e use links internos e externos. Lembre-se também de se certificar de que seu site funcione bem em dispositivos móveis.
- Use o Google Search Console. Essa ferramenta permite monitorar o ranqueamento do seu blog no AdSense. A partir das métricas coletadas, você poderá aperfeiçoar o desempenho do seu site para garantir que seja cada vez mais acessado.
Agora que você já sabe o essencial sobre o Google AdSense, está na hora de colocar em prática seu conhecimento e deixar que espaços do seu blog virem dinheiro para você.
Se ainda não tiver um site, arregace as mangas e crie um que tenha conteúdo de qualidade, otimizado para buscas e com layout que agrade a todos. Depois disso, é só investir na sua performance para garantir que os visitantes e a renda do AdSense cheguem a você.