Quando alguma dúvida sobre qualquer assunto surge, qual a primeira coisa que boa parte das pessoas faz? Se você pensou em “dar um Google”, acertou!
Atualmente, estima-se que cerca de 93% das experiências on-line começam com uma busca em algum navegador e, dentre todos os existentes, o Google predomina em 90,1% dos casos. Além dos links orgânicos obtidos na busca, há, também, uma outra opção de resultado: os links pagos.
Anunciar on-line, hoje, é uma das formas mais efetivas que as empresas possuem em obter um resultado bom e rápido. Mas para que isso aconteça, uma boa campanha precisa ser planejada, executada e monitorada. E foi pensando exatamente nisso que 10 dicas de como criar campanhas no Google Ads foram selecionadas, a fim de você ter resultados o quanto antes.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que um anúncio bem feito é aquele que atinge o seu público ideal, isto é, os possíveis clientes que podem fechar negócio com você. Com o Google Ads, além de conseguir fazer essa segmentação, você também tem todo o controle das campanhas em suas mãos, inclusive quando o assunto for o valor investido.
Outros pontos interessantes que a plataforma permite é a de possibilitar anúncios em diversos formatos e em diversos veículos, tais como:
- Resultados de pesquisas no Google;
- Banners em sites específicos;
- Banners em aplicativos;
- Banners ou vídeos no YouTube.
Independentemente da opção escolhida, o passo a passo para montar uma campanha de anúncios pagos é praticamente o mesmo.
Continue a leitura e confira as 10 dicas selecionadas para suas campanhas no Google Ads terem um melhor resultado!
10 dicas de como criar campanhas no Google Ads
Criar uma boa campanha de anúncios pagos não é uma tarefa de outro mundo 一 porém, você precisa realizar algumas etapas com o máximo de atenção, pois elas serão fundamentais para o resultado final.
Continue lendo e descubra como criar campanhas no Google Ads com apenas 10 dicas.
1 – Defina o seu objetivo
Todo mundo quer vender mais até o final do mês, correto? Então, por conta disso, essa opção não pode ser o seu objetivo principal na hora de criar uma campanha de anúncios pagos.
Para que seu objetivo seja bem definido, estabeleça um resultado plausível e mensurável. Em outras palavras, defina a quantidade que você quer vender e em quanto tempo isso deve acontecer.
Por exemplo: atingir a venda de 100 produtos em um período de 7 dias corridos.
2 – Desenhe as suas estratégias
Como todo tipo de marketing, as campanhas de Google Ads também precisam de estratégias bem desenhadas. Em hipótese alguma você deve fazer algo apenas porque seus concorrentes estão fazendo também.
Por isso, tenha um panorama do cenário como um todo para saber exatamente o que precisa ser feito. Além disso, considere as seguintes questões:
- Qual o objetivo da campanha?
- Qual é o público-alvo que precisa ser atingido e o que ele procura?
- O que os concorrentes estão fazendo e o que eles oferecem aos clientes?
- Em quais plataformas o anúncio precisa rodar para que o resultado seja satisfatório?
3 – Conheça o seu público
Antes de colocar para rodar uma campanha no Google Ads, você precisa saber detalhadamente quem é a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal. Informações sobre a idade e o que procura quando faz uma pesquisa sobre o seu mercado no Google são bem importantes, mas não são as únicas que você deve ter em mãos.
Dados sobre tempo de visita no site, por qual página a pessoa acessa o seu site e ticket médio de compra também são bastante válidas na hora de planejar um anúncio no Google Ads 一 e você pode ter acesso a tudo isso por meio do Google Analytics.
4 – Planeje o seu orçamento
Saber planejar corretamente o orçamento para cada campanha é uma grande vantagem que você terá diante dos seus concorrentes. Isso acontece porque é a partir do seu orçamento que a sua campanha ficará no ar e fará com que as pessoas cliquem no anúncio e conheçam mais do seu trabalho.
Mas não se preocupe, pois mesmo com um baixo orçamento é possível criar campanhas no Google Ads de maneira efetiva, basta saber escolher as palavras-chaves e monitorá-las para verificar se estão alcançando o resultado desejado ou não.
5 – Saiba quem são os seus concorrentes
Antes de colocar a sua campanha para funcionar, faça uma pesquisa minuciosa sobre os seus concorrentes. Verifique quem são eles, o que fazem, como anunciam, qual o posicionamento que possuem, para qual página os anúncios direcionam e assim por diante.
Faça isso com os concorrentes diretos e indiretos, uma vez que nada pode passar despercebido. Além disso, essa análise criteriosa pode gerar vários insights para os seus anúncios.
6 – Use o planejador de palavras-chave do Google
As campanhas do Google Ads são todas baseadas em palavras-chave. Portanto, para que um bom resultado seja obtido, é preciso escolhê-las corretamente.
Diante disso, tenha o planejador de palavras-chave do Google como o seu aliado. Com ele, você tem acesso a muitas informações relevantes:
- Volume de busca;
- Custo médio;
- Concorrência;
- Sugestões de outras palavras-chave.
7 – Use todo o espaço disponível para texto
Quando um anúncio é criado dentro do Google Ads, diversos campos são disponibilizados para você otimizar e personalizar a mensagem 一 e ao usar todo o espaço disponível para os seus textos, você melhora a sua imagem nos resultados.
Então, pense num bom título e descrição do produto ou serviço que você oferece. Quanto mais informações você der ao público nesse primeiro momento, melhor.
8 – Faça o redirecionamento para a página de destino correta
Não há nada pior do que criar um anúncio corretamente, mas não converter nenhuma venda. Por isso, confira se a sua página de destino está de acordo com aquilo que você colocou no texto do anúncio.
Ademais, certifique-se de que ela está otimizada para dispositivos móveis, pois eles possuem uma grande relevância nos resultados do marketing digital.
9 – Programe os anúncios
O seu anúncio pode ter desempenhos diferentes dependendo da hora em que é veiculado. Analise em qual momento do dia o seu público se envolve mais com a sua campanha e crie anúncios específicos para aquele determinado público-alvo.
Fazendo isso, além de otimizar melhor a sua verba, você entregará algo que as pessoas procuram num determinado momento.
10 – Indique as palavras-chave negativas
Indicar as palavras-chave negativas em sua campanha é fundamental para que ela não atraia pessoas que não estão de acordo com o seu público-alvo. Com isso, além de você não desperdiçar o seu orçamento com quem não te dará lucro algum, você direciona os anúncios para quem realmente procura o que você tem a oferecer.
Conclusão
Com um bom planejamento e execução, bons resultados surgem das campanhas de Google Ads. Mas não se esqueça: para que os anúncios sejam cada vez melhores, é preciso vários testes e otimizações dentro da plataforma.
Se preciso, leia e releia essas dicas de como criar campanhas no Google Ads quantas vezes for. Estude e conheça a fundo cada opção que essa estratégia de marketing te proporciona, pois ela está em constante mudança, a fim de entregar a você as melhores performances.
O importante, aqui, é não deixar nada passar batido, pois todas as etapas são significativas para o resultado final: a venda!