Você sabe o que é um e-commerce? A resposta da maioria das pessoas para essa pergunta é prontamente: sim. Afinal, e-commerce é o comércio eletrônico de produtos e serviços que vem crescendo a cada dia.
Somente entre os meses de abril e junho de 2020 (pico do distanciamento social), mais de 5,7 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line segundo dados recentes da Folha de São Paulo.
Mas, e se a pergunta fosse: você sabe como funciona um e-commerce? Se você é consumidor assíduo via internet, talvez sua resposta seja sim, porém, se você deseja abrir um e-commerce próprio, a resposta pode não ser tão simples assim.
Neste artigo traremos informações sobre a importância de estar presente no e-commerce, quais são os tipos e os primeiros passos para implementação.
Vamos entender como funciona um e-commerce?
Para o consumidor, o funcionamento de um e-commerce é simples. Ele busca na internet o produto desejado, visualiza as ofertas, seleciona, efetua o pagamento e recebe na comodidade de sua casa.
Já para o vendedor, todos esses passos implicam em diversos fatores que impactam diretamente o negócio, que precisa estar bem estruturado para obter sucesso e lucro. Elencamos abaixo alguns passos para você entender melhor como funciona um e-commerce por dentro e como começar a tirar essa ideia do papel.
Montando sua loja virtual
Engana-se quem pensa que por ser virtual, a montagem da loja se torna algo simples e feita em poucas horas. Antes de abrir um e-commerce, é preciso avaliar algumas questões:
Espaço e estrutura para o funcionamento do e-commerce
Mesmo o funcionamento da loja sendo on-line, é preciso considerar o espaço onde as peças ficarão armazenadas. Caso o e-commerce seja expansão de uma loja física, pode-se estudar o uso do espaço do estoque já existente. Avalie sua estrutura de funcionários e prestadores de serviços, que serão necessários na execução do negócio.
Alguns produtos requerem obrigatoriedades específicas, assim como serviços. Para aulas de inglês on-line em turmas por exemplo, é preciso dimensionar o número de acessos para que a plataforma comporte todos os alunos simultaneamente, sem que haja interrupções durante as transmissões.
Exposição dos produtos ou catálogo de serviços
Como em toda loja física, é preciso despertar a atenção do cliente e estar com o “ambiente” organizado e receptivo. Seu site precisa aparecer nas buscas por determinado item para que os clientes possam visualizar suas “vitrines”. Aposte em sites de simples navegação com boa estrutura de SEO e que permitem a realização da compra em poucos cliques.
Mantenha sua “vitrine” virtual sempre bem organizada, com fotos de boa qualidade e resolução. Sempre que possível, disponibilize mais de uma foto por produto, para que o consumidor consiga visualizar o máximo de detalhes possível. Utilize sempre fotos reais, evitando frustrações e devolução do item adquirido.
Aposte no conteúdo e relevância do seu site
Se comprando um produto pessoalmente – quando é possível tocar, sentir a textura, ver as cores e provar – já gera dúvidas no cliente entre comprar ou não, imagine sem provar? Sem poder conferir o tecido, tamanho e outras características?
O conteúdo do seu site fará o papel do vendedor no funcionamento do seu e-commerce. Os textos devem ser claros, diretos e objetivos, procurando responder todas as dúvidas e abordar todos os aspectos do produto ou serviço oferecido. Busque tirar todas as possíveis dúvidas do cliente, garantindo assim que ele possui certeza do que está comprando. Deixe expostas as características básicas como: cores e tamanhos disponíveis; tipo de material e prazo de entrega.
No caso de serviços: prazos e regras para utilização; descrição do serviço e que tipo de profissional irá fazê-lo. Uma prática comum em e-commerces é abrir espaço para os consumidores avaliarem de forma qualitativa e quantitativa a satisfação em relação ao que foi adquirido.
Formas de pagamento e entrega
Aqui, temos dois fatores que podem gerar insegurança no cliente, podendo se tornar impeditivos para a realização da compra. Ao montar a estrutura do seu e-commerce, avalie no mercado as opções de pagamento e como oferecê-las de forma simples e principalmente seguras aos consumidores.
As opções mais comuns são cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta ou plataformas de pagamentos digitais. Mas, lembre-se: todo o seu site precisa dispor de segurança para que o cliente se sinta confortável em inserir seus dados bancários para realizar o pagamento e finalizar o processo.
Um e-commerce já conhecido e que é uma expansão de lojas físicas sai na vantagem, pois o consumidor já possui aquela loja em mente e provavelmente já teve experiência ou conhece quem realizou compras naquela loja, como é o caso dos e-commerces do Magazine Luiza, Extra, Carrefour e Lojas Americanas. Mas se você não conta com o apoio e conhecimento de marca de loja física, busque tornar o nome de sua loja mais relevante nas redes sociais, estando mais próximo dos consumidores e mostrando um pouco mais sobre sua marca e produtos/serviços.
A entrega também é ponto decisor de compra. Informe claramente como e em qual prazo aproximado o cliente receberá a encomenda. Avalie dentro de sua estrutura qual formato de entrega melhor atende, assim como a particularidade do seu produto, pois alguns exigem cuidados específicos, como exemplo o transporte de alimentos congelados, que eliminam a possibilidade de entrega via correios.
Além disso, uma forma de passar confiança ao consumidor é disponibilizando o acompanhamento de entrega, para que ele possa saber como está o andamento, se sentindo assim mais confortável na espera.
Tipos de e-commerce e suas vantagens
Ufa! Bastante coisa para pensar até aqui, não é mesmo? Mas, agora que você já tem ideia de como começar a planejar seu e-commerce, fica mais fácil definir o formato. Para te ajudar ainda mais, trazemos algumas opções neste tópico.
Loja virtual
A criação de uma loja virtual costuma ser mais trabalhosa, onde você irá desenvolver junto a um programador toda funcionalidade, otimização e layout de seu site.
A criação do e-commerce pode ser feita também através de plataformas on-line já prontas para receber os cadastros dos produtos e serviços oferecidos e costumam atender satisfatoriamente pequenos e médios comerciantes. Nessa modalidade, avalie bem o que se encaixa para seu público, e não se esqueça que na maioria das vezes haverá a cobrança de mensalidade pelo uso da plataforma.
Market Place
O Market Place funciona como um shopping virtual, trazendo diversas opções de lojas com o item disponível para a escolha do cliente. Grandes nomes como Mercado Livre e Netshoes já utilizam essa prática. Nessa modalidade, todas as dicas que demos anteriormente nesse artigo farão a diferença na hora de se destacar nessa grande vitrine virtual.
Redes sociais
Plataformas de redes sociais também vêm se aprimorando na venda de produtos e serviços. Facebook e Instagram já contam com ferramentas próprias que permitem a criação de lojas virtuais ou, de forma mais simples, a marcação dos produtos usados na foto do post que direciona para a compra na plataforma.
Independentemente do formato escolhido, atente-se sempre ao público consumidor, avaliando em qual plataforma será possível impacta-lo de forma mais efetiva, lembrando que as vendas podem ocorrer de forma B2B, onde empresas vendem para outras empresas, ou de forma B2C, onde empresas vendem para consumidores finais.
E como em todo negócio, é imprescindível avaliar o retorno sobre investimento e fazer acompanhamento das vendas, estoque e gestão como um todo.
Temos certeza de que agora que você conheceu mais de perto o funcionamento de um e-commerce e pôde refletir sobre qual o melhor formato para seu negócio com esse artigo, você estará mais preparado para encarar essa jornada. Boas vendas!