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Comportamento do consumidor: entenda hábitos para vender mais 

Comportamento do consumidor

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para o seu negócio. Se você deseja oferecer uma solução que sane os problemas do seu cliente, você precisa entender os comportamentos do consumidor, aprendendo inclusive a identificar o padrão na hora de compra. 

Pensando nisso, você tem informação suficiente para construir a sua persona e traçar uma estratégia de marketing de vendas eficiente? Se a resposta for não, nós vamos te contar os principais fatores para vender mais neste artigo. E, se você já sabe, continue com a gente para saber se está tudo certinho. 

Boa leitura! 

O que é o comportamento do consumidor? Por que você precisa entender para vender mais? 

Quando o cliente entra em uma loja virtual e abandona a compra no carrinho sem finalizar a compra, isso significa que o consumidor está apontando um comportamento, basta saber se ele costuma fazer isso ou se é um caso eventual. 

Os hábitos de consumo se referem a uma série de atitudes que são apresentadas por uma pessoa ou grupo, quando estamos falando sobre um produto, é interessante analisar o comportamento do seu público-alvo em relação ao produto que é oferecido. 

Se você deseja entregar uma solução eficiente para o seu cliente e vender mais, precisa prestar atenção aos sinais que o cliente dá durante a apresentação do produto e fase de negociações. As informações passadas por ele vão te ajudar a ter uma abordagem mais estratégica e assertiva. 

Mas, como identificar atividades que influenciam no comportamento? Nós te explicamos no próximo tópico. 

Informações que influenciam o comportamento do consumidor

Agora que você já sabe o que é o comportamento do consumidor, selecionamos alguns fatores que podem ser determinantes para o sucesso de um produto. Confira!

Sociais: o círculo social do consumidor tem forte influência em seu poder de decisão. Indo além do convívio com a família, amigos e colegas de trabalho também exercem influência na tomada de decisão; 

Culturais: a cultura de um local têm relação direta com as preferências do consumidor, isso porque a cultura dita aquilo que é comercializado, além de ter relação com a comida, vestimentas, música e muito mais;

Demográficas:  informações que auxiliam no conhecimento do consumidor são a nacionalidade, estado civil, escolaridade, profissão, natalidade, envelhecimento etc. 

Outros dados que também fazem parte das influências de consumo são: motivações pessoais e estado mental. 

Benefícios 

Como você deve ter notado, entender os hábitos de consumo tem relação direta com a venda do seu produto ou serviço, algumas das vantagens que você pode ter ao conhecer bem os seus clientes é:

  • Conexões mais profundas com o consumidor;
  • Acompanhar mudanças de comportamento;
  • Identificar tendências de consumo;
  • Encontrar novas oportunidades de negócio.

Como identificar hábitos de consumo do consumidor 

Na hora de criar uma estratégia de marketing, é necessário fugir dos achismos e adotar informações de fontes seguras, por isso listamos os pontos que você precisa conhecer muito bem antes de começar as ações de marketing. 

Pesquisa de Mercado 

Os hábitos de consumo que já mudam com o passar do tempo, tiveram uma aceleração devido a pandemia de Covid-19. Com a retomada da vida normal, os consumidores incorporaram a compra online ao dia-a-dia. Isto já é uma mudança no comportamento dos clientes. 

Uma ótima forma de conhecer a fundo o cliente, é realizar uma pesquisa de mercado. Você pode contratar uma empresa, ou para começar a entender os seus clientes, pode disponibilizar um formulário com as suas principais dúvidas. Por exemplo, idade, sexo, preferência, frequência de compra do produto ou serviço etc. 

Algumas perguntas que você pode inserir no seu formulário são: 

  • Quantos anos você tem?
  • Qual a sua profissão? 
  • Você costuma fazer compras online?
  • Com que frequência você compra este produto? 
  • Você costuma fazer compras em lojas físicas? 
  • Você indicaria este produto/serviço para um amiga? Se sim, dê uma nota de 0 a 10. 
  • Como você prefere pagar pelas compras?

A partir disso, você pode incorporar outras perguntas. 

Observar as tendências 

Todos os anos grandes gigantes do mercado disponibilizam pesquisas com as principais tendências do setor, você pode aproveitar para se informar sobre as novidades e inserir novos produtos ou serviços na sua empresa. Para apostar no produto certo, você pode fazer uma pesquisa de mercado, assim vai saber a opinião do cliente. 

Conclusão 

Aprender os hábitos de consumo dos clientes não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Você pode começar analisando o perfil do seu público, identificar as interações nas redes sociais e pesquisar os concorrentes. Isso vai te ajudar a conhecer o seu público-alvo mais a fundo. 

Além disso, não deixe de acompanhar as tendências do mercado, você pode encontrar insights preciosos para novos produtos e negócios. Conte também com o nosso site, nós sempre trazemos artigos sobre os principais assuntos de vendas, marketing e empreendedorismo.

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