Com o objetivo de trazer resultados em um curto espaço de tempo, o Google Ads pode ser um grande aliado para aquelas pessoas que estão começando um negócio agora.
No entanto, quando não se conhece a fundo essa ferramenta, alguns erros podem surgir 一 o que é completamente normal. Mas pensando em fazer com que você evite esses erros no Google Ads, resolvemos escrever um artigo que te mostre o passo a passo do que você precisa colocar em prática para alavancar as suas vendas.
Então, papel e caneta na mão, continue a leitura e acompanhe tudo o que trouxemos aqui para você!
Como os erros podem impactar negativamente sua campanha
Para aproveitar ao máximo o poder de alguma coisa, é preciso conhecê-la do início ao fim. Porém, muitas pessoas acabam investindo no Google Ads de qualquer jeito, apenas na esperança de que aquilo vai lhes trazer resultados positivos.
Só que não é bem assim que as coisas funcionam!
Para utilizar com eficácia o Google Ads, você primeiro precisa aprender o básico do editor de campanhas, separar um orçamento mensal para investir nos anúncios e observar se os resultados que você imaginou realmente estão surgindo.
Ao investir um grande valor em uma campanha que está mal estruturada, é bem possível que esse dinheiro seja apenas jogado fora. E por quê? Simples: porque alguns erros dentro do Google Ads pode comprometer várias conversões para o seu site.
A fim de evitar esse cenário dentro da sua empresa, separamos 10 erros no Google Ads muito comuns entre os anunciantes que estão iniciando na área. Conhecendo cada um deles, você evita o gasto de dinheiro desnecessário, além de aprimorar a performance do seu anúncio.
Quais são os 10 erros mais comuns no Google Ads e como evitá-los
Preocupado em sempre trazer os melhores resultados aos seus anunciantes, o Google Ads, em sua página de ajuda, possui uma explicação bem completa sobre as verificações de erros e avisos acerca das campanhas on-line realizadas na plataforma.
Contudo, nem sempre alguém que está começando a mexer no programa pode entender os ícones que surgem por ali. Se esse for o seu caso, fique tranquilo, pois explicamos a seguir o que precisa ser feito para evitar os 10 erros no Google Ads mais comuns.
1 – Definição de palavras-chave
Em primeiro lugar, você precisa definir muito bem quais são as palavras-chave fundamentais para o seu negócio. Ao fazer a escolha certa, você otimiza as suas campanhas cada vez mais.
Para dominar essa questão, é preciso ter em mente que existem 4 tipos de palavras-chave. São eles:
- Palavra-chave de correspondência ampla: esse tipo corresponde àquelas pesquisas que são feitas com a sua palavra-chave escrita em qualquer ordem ou utilizando sinônimos.
- Modificador de correspondência ampla: nessa opção, ao acrescentar um “+” antes da palavra-chave que você visa trabalhar, as pessoas só encontrarão o seu anúncio se digitarem exatamente o termo que você definiu, mesmo que as palavras estejam em ordens diferentes.
- Correspondência de frase: caso você coloque sua palavra-chave entre aspas, as pessoas só vão receber o seu anúncio se digitarem a frase exata (mesmo ela tendo outros termos junto).
- Correspondência exata: quando você coloca uma palavra-chave entre colchetes, seu anúncio só irá aparecer quando a pesquisa for feita com aquele termo específico.
Não existe um tipo melhor que o outro para ser trabalhado. Na verdade, o melhor tipo de palavra-chave é aquele que funciona dentro do seu objetivo.
2 – Palavras-chave negativas
Algumas palavras podem mais atrapalhar o seu anúncio do que ajudar. Para evitar essa situação, o uso de palavras-chave negativas são imprescindíveis.
Para descobrir quais são os termos mais buscados que resultam no seu anúncio, você pode analisar o relatório de Termos de Pesquisa que o Google Ads disponibiliza ao fim de cada veiculação. Os termos que possuem um potencial elevado para as suas pesquisas podem ser acrescentados às suas campanhas; já os que não tem tanta relação assim com o seu produto podem ser negativadas.
Fazendo isso, você minimiza a quantidade de vezes que seu anúncio aparece para quem tem uma baixa intenção de compra e, consequentemente, prioriza as pesquisas relevantes.
3 – Link de direcionamento correto
Não é raro encontrar anúncios por aí que direcionam para a home de um site 一 e algo assim não pode acontecer em hipótese alguma.
Quando alguém clica em um anúncio que promete X, espera-se que a página de destino entregue X. Então, quando acontece de um clique ser direcionado para uma página que não supre a expectativa do usuário, provavelmente ele vai cair fora e ir atrás de alguém que entregue o que procura.
Além de fazer com que você perca dinheiro por conta desse deslize, a qualidade do seu anúncio diminui, o que significa que você pode pagar ainda mais pelo o que você programou.
4 – De olho nos concorrentes
Engana-se quem pensa que os concorrentes não servem para nada, apenas para atrapalhar. Ao observar os anúncios dos seus competidores, você pode saber exatamente o que fazer para bater de frente com eles.
Portanto, se faça as seguintes perguntas e vá atrás das respostas:
- Quem são meus concorrentes?
- Quais palavras-chave eles utilizam?
- Como é a aparência do site deles?
- Para qual página de destino os anúncios me levam?
Com isso, fica muito mais fácil de corrigir alguns pontos da sua própria campanha.
5 – Segmentação
Antes de colocar uma campanha no ar, você precisa delimitar quem será o seu público-alvo. Conhecer quem são os seus clientes e como eles chegam até você é muito importante na hora de configurar os seus anúncios.
Depois disso, quando tudo já estiver rodando, você precisa observar as métricas alcançadas, pois elas podem te ajudar cada vez mais na segmentação das suas campanhas. Afinal, você não quer que elas apareçam para alguém que nem se interessa pelo o que você vende e/ou oferece, certo?
6 – Pixel de conversão
Uma maneira bem simples de você saber se os seus anúncios estão surtindo efeito é instalando um pixel de conversão em seu site.
Com ele, você consegue saber exatamente quem chegou até você por meio de publicidade paga, quais páginas foram visitadas, quem finaliza uma compra, etc. Lembre-se sempre de que uma campanha só é rentável quando o dinheiro gasto nela é menor do que o lucro que você obteve.
7 – Extensões de anúncio
Sabia que você pode deixar a sua campanha ainda mais atrativa para o seu possível cliente apenas usando as extensões de anúncio? Pois é, então conheça quais são alguns desses tipos de extensões:
- Extensões de frase;
- Extensões de chamada;
- Extensões de localização;
- Extensões de dispositivos móveis;
- Extensões de sitelinks;
- Extensão de notas nas redes sociais.
Quanto mais completo for o seu anúncio, melhores resultados você conquista.
8 – Integração entre o Google Ads e o Google Analytics
O Google Analytics é uma excelente forma de você descobrir como está o tráfego dentro do seu site. Então, integrá-lo ao Google Ads é uma ótima pedida, pois, assim, você poderá direcionar melhor os seus recursos utilizados nos anúncios, bem como aprimorar a segmentação do público-alvo.
9 – Divisão de interesses
Uma pessoa possui vários interesses 一 e você deve considerar isso ao criar os seus anúncios.
Quando alguém realiza uma pesquisa específica, ela espera encontrar um resultado condizente àquilo. Por isso, na hora de criar os anúncios, deixe-os bem específicos e objetivos, pois isso ajuda a aumentar o seu Índice de Qualidade, que é a métrica que o Google utiliza para deixar você no topo das pesquisas.
10 – Acompanhamento de resultados
Depois de veicular a sua campanha, você precisa observá-la dia após dia. Isso é importante para que você não desperdice dinheiro em anúncios que não estão trazendo o resultado esperado.
Portanto, acompanhe cada anúncio e observe o que deu certo para você. Para aqueles que só estão dando gasto, não tenha medo de pausá-los, pois isso te possibilita investir mais no que converte.
São nos pequenos ajustes que grandes resultados acontecem.
Conclusão
O Google Ads é uma maneira rápida de trazer resultados para uma empresa e, embora muitos desses erros que mencionamos sejam de principiantes, várias empresas continuam insistindo neles.
Por isso, se você tem uma campanha de anúncios rodando, verifique se você não está cometendo algum erro básico 一 mas prejudicial 一 também. Não se esqueça que quanto mais otimizada uma campanha, melhores serão os resultados.
Caso encontre algum problema, você pode sempre voltar a este artigo e revisar o que foi explicado aqui.