Após a pandemia de Covid-19, a adoção da agenda ESG se tornou uma pauta obrigatória para os empresários e gestores em todo o mundo. Isso porque com a crise climática, conflitos no oriente e a pandemia assolando todos os continentes, se tornou mais visível que precisamos melhorar as nossas práticas ambientais.
Assim, a agenda ESG vem para auxiliar as empresas a desenvolverem técnicas mais sustentáveis, redução do impacto ambiental, como CO2 e muito mais. Mas, além disso, porque ESG é tão importante para as empresas?
Nós preparamos este artigo para te contar tudo, inclusive como aplicar ESG na sua empresa. Boa leitura!
O QUE É ESG?
ESG é um acrônimo em inglês para Environmental (Ambiental, E), Social (S) e Governance (Governança, G). O termo nasceu em 2004, em um relatório apresentado pelo Pacto Global, braço das Nações Unidas (ONU) que visa engajar empresas e organizações a adotarem medidas que reforcem os direitos humanos em algumas áreas, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Mas, vamos entender melhor o que cada letra da sigla defende:
Meio ambiente
- Atenção às mudanças climáticas;
- Redução de emissões de gases do efeito estufa;
- Ações que evitem o esgotamento de recursos naturais, principalmente de água;
- Políticas de armazenamento e descarte conscientes.
Social
- Combate ao trabalho infantil;
- Programas que levam mais segurança e saúde para as pessoas em vulnerabilidade;
- Iniciativas que promovam a diversidade no quadro de funcionários;
Governança Corporativa
- Políticas de combate a corrupção;
- Auditorias;
- Criação de conselhos e assembleias;
- Transparência dos processos.
Qual a importância de investir em iniciativas ESG?
Empresas que participam do pacto mundial ESG, conseguem ampliar a competitividade, receber um número maior de investimentos, melhoram a relação com consumidores e parceiros. Segundo a ONU, o ESG tem como objetivo solucionar os desafios atuais para preservar a vida no futuro.
Além disso, é importante investir em ESG para:
- Aumentar a confiança dos investidores;
- Fidelizar clientes;
- Fortalecer a marca;
- Reter talentos;
- Reduzir custos;
- Evitar ou reduzir o desperdícios;
Agora vamos falar sobre os principais benefícios que as empresas têm ao aderirem à iniciativa environmental, social e governance.
Benefícios
Redução de Custos
Empresas comprometidas com o pacto global, possuem empenho em práticas sustentáveis, utilizando os recursos naturais com consciência, investem em iluminação natural e energias renováveis para reduzir o custo do valor da energia. Reduzem a quantidade de papel utilizada no escritório e incentivam os funcionários a aderirem às práticas em casa também.
A redução de custo vem a partir da troca de materiais descartáveis por reutilizáveis, troca de energia tradicional pela claridade natural entre outros.
Investidores
Com cada vez mais empresas ligadas Às questões ESG, os empresários tendem a firmar parcerias estratégias com outras organizações que estejam em prol da causa verde. Sendo mais atraentes para os clientes e consequentemente para novos investidores.
Retenção de profissionais
Profissionais de alto nível se importam cada vez mais em estar empresas que vão além do lucro. Organizações que investem em programas de sustentabilidade, conseguem reter e atrair colaboradores que possuem os mesmos propósitos. O que é excelente para a vida útil da empresa.
3 dicas para sua empresa ser Environmental, social and governance (ESG)
Cultura de Sustentabilidade
Sua empresa pode começar iniciando uma cultura de sustentabilidade, procurando reduzir o consumo de materiais descartáveis, trocando as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, além de investir em iluminação natural.
A empresa também pode transformar processos manuais em digitais, evitando o uso de papéis para a impressão de documentos que serão usados e descartados.
Coletivo
Investir em ações voluntárias junto a comunidade no entorno da empresa é uma forma excelente de se aproximar da comunidade e mudar a realidade próxima a você. Algumas ações que podem gerar impacto positivo são a coleta de lixo reciclável, bebedouros, espaço para pets e outros.
Educação Empresarial
A capacitação do colaborador é uma atividade que vem ganhando força nas empresas. Treinamentos que possam desenvolver novas habilidades e proporcionar uma qualidade de vida melhor, encaixa-se no pilar de governança corporativa.
Você também pode realizar outras ações que possam contribuir para o bem-estar dos funcionários e da sua empresa. Que tal começar a implementar ESG na sua empresa, a partir de agora?
Não deixe de conferir os conteúdos do nosso blog!