Conheça a importância de fortalecer a sua cultura organizacional!
A cultura organizacional é um verdadeiro norte para fortalecer a identidade das corporações, trazendo impactos significativos para o crescimento dos negócios.
E neste conteúdo, vamos falar sobre as diferentes possibilidades e benefícios das culturas organizacionais, além de compartilhar dicas para colocar essa estratégia em prática na sua empresa!
Por que fortalecer sua cultura organizacional
Uma cultura organizacional eficaz conta com princípios, políticas internas e objetivos que funcionam de maneira integrada no dia a dia da empresa.
Como resultado, esse equilíbrio fortalece o capital humano, assegurando a formação de times compostos por talentos alinhados ao perfil da companhia, e refletindo tanto na qualidade das entregas quanto na construção de uma boa imagem organizacional.
Vantagens de aprimorar sua cultura organizacional
Conforme apontamos no tópico anterior, um dos principais destaques de uma cultura organizacional robusta é a formação de equipes de alta performance, promovendo diversos benefícios, como:
- aumento do índice de satisfação e das taxas de retenção;
- atração de talentos alinhados ao seu perfil organizacional;
- otimização das tarefas, promovendo agilidade e reduzindo falhas;
- melhoria dos relacionamentos interpessoais;
- construção de um clima organizacional colaborativo;
- aprimoramento da relação com seus clientes, contribuindo com a tão sonhada fidelização.
Os principais tipos de cultura organizacional adotados pelas empresas
Antes de compartilhar nossas dicas para desenvolver sua cultura organizacional, vamos falar um pouco sobre os diferentes perfis de atuação adotados pelas empresas.
Poder
Nesse tipo de cultura empresarial, as decisões estão centradas na figura de um líder e o foco está na geração de resultados cada vez melhores.
Embora traga resultados positivos, essa modalidade pode gerar um ambiente de competição que prejudica a interação das equipes e acaba sobrecarregando os colaboradores.
Tarefas
Essa modalidade valoriza a realização das atividades e direciona o foco para o aprimoramento de competências.
Assim, as empresas constroem uma cultura de aprendizado constante e passam a contar com equipes altamente qualificadas e engajadas no crescimento da organização.
Pessoas
Se a cultura de tarefas visa o aprimoramento de competências que otimizem a rotina de trabalho, a cultura de pessoas engloba as características mais individuais, como criatividade e organização.
Quando bem desenvolvidos, esses talentos promovem uma evolução dentro e fora do ambiente corporativo, assegurando vantagens para todos: colaboradores e lideranças.
Papéis
Como o próprio nome indica, esse tipo de cultura organizacional está relacionado justamente aos papéis que cada profissional desempenha na empresa.
Geralmente, é uma modalidade adotada por organizações mais tradicionais, com regras e posições hierárquicas bem definidas que, muitas vezes, acabam dificultando a implementação de mudanças importantes para o crescimento dos negócios.
Como tirar do papel o plano de construir uma cultura organizacional
Neste tópico, vamos compartilhar algumas dicas que vão ajudá-lo a estabelecer o modelo de cultura organizacional mais adequado ao perfil da sua empresa!
Estabeleça seu perfil organizacional
Quais são os seus objetivos de negócio? Como sua empresa deseja ser vista pelos seus públicos (interno e externo)?
Descobrir a resposta para essas questões é o primeiro passo para definir o seu perfil organizacional e, a partir daí, desenvolver aspectos como missão, visão, valores e políticas que vão nortear seus processos.
Conheça seus times
Se empresas são feitas de pessoas, e pessoas são peças-chave para o crescimento dos negócios, conhecer o perfil das suas equipes é essencial para construir uma cultura organizacional realmente sólida.
Aqui, uma boa sugestão é investir em pesquisas de opinião e na construção de um sistema de feedbacks frequentes.
Invista em capacitação constante
Tanto as tecnologias quanto o mercado de trabalho passam por transformações frequentes, exigindo que seus times estejam sempre atualizados.
Nesse sentido, os programas de T&D vão assegurar o desenvolvimento de competências valiosas para a rotina dos profissionais.
Grandes empresas que têm uma cultura organizacional bem estruturada
Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas de que aprimorar sua cultura organizacional vale a pena, confira algumas companhias que colocaram essa estratégia em prática com sucesso e inspire-se:
- Netflix: foco nos colaboradores, incentivando a autonomia e o espírito colaborativo;
- Starbucks: foco em responsabilidade social, diversidade e cuidado com o meio ambiente;
- Natura: construção de um clima organizacional positivo e voltado à valorização dos profissionais.
E agora que você já está bem-informado sobre cultura organizacional, continue aqui no blog da Marketing Machine e confira outros conteúdos que vão ajudar sua empresa a conquistar resultados cada vez melhores!