A estratégia de inovação é um conjunto de ações que incentiva a criação de soluções criativas dentro de uma empresa, renovando, assim, a percepção que as pessoas têm sobre ela.
Por mais que não seja muito difundida nas corporações mundo afora, a inovação foi identificada como um ótimo fator para o crescimento econômico pelo economista Joseph Schumpeter entre os anos 1930 e 1940. Alguns anos depois, mais precisamente em 1979, um artigo foi publicado na revista Harvard Business Review abordando a pesquisa de Ralph Biggadike sobre o que as empresas da época poderiam esperar ao inovar.
Desde então, a estratégia de inovação é muito discutida e aplicada no mundo dos negócios, pois, hoje, sabe-se que o ato de inovar pode garantir um grande diferencial frente à concorrência. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em abril de 2020, estima-se que 33,6% das empresas brasileiras são, de fato, inovadoras.
E o que isso significa? Simples: empresas que investem e estimulam a inovação entre os seus colaboradores são mais preparadas para lidarem com imprevistos. Além disso, ela também otimiza os processos realizados dentro dela e, consequentemente, diminui os custos de desenvolvimento dos produtos e serviços que oferece.
Para inovar, algumas perguntas precisam ser feitas e, para serem respondidas, é necessário olhar com outros olhos para toda a situação. Dessa forma, a estratégia da inovação será efetiva e resultará em bons resultados mais pra frente. Acompanhe!
Faça da inovação parte da sua estratégia!
Assim como outras estratégias de negócio, a inovação precisa estar incorporada dentro da sua empresa. Por isso, faça com que ela seja parte fundamental de todas as suas estratégias e não apenas uma isolada.
Para que uma estratégia de inovação comece a ser implementada, é preciso que uma cultura de inovação exista dentro do ambiente. Com isso, estímulos serão gerados entre os colaboradores, possibilitando não só o surgimento, mas também a execução de boas ideias.
Dentre as razões pelas quais uma empresa deve inovar está a questão da competitividade mercadológica. Com tantos negócios oferecendo produtos e serviços parecidos, é preciso se diferenciar e, mais do que isso, se destacar. É preciso ter coragem e as ferramentas corretas para que algo mais do mesmo não seja feito 一 por isso a importância da inovação como estratégia.
Existem dois tipos principais de inovação: a radical e a incremental. Na radical, a inovação surge para mudar as bases de um mercado já estabelecido, ou seja, ela vem para entregar algo completamente diferente do que há muito já vinha sendo feito. Um exemplo disso é o Uber frente aos táxis. Já a inovação incremental é aquela que causa pequenas mudanças, o que otimiza e traz mais valor aos produtos e serviços ofertados.
De acordo com o professor de tecnologia e gestão da inovação Joe Tidd, as inovações disruptivas só surgem após várias inovações incrementais. Isso acontece porque uma empresa precisa primeiro saber o que agrega valor ao seu cliente para, aí sim, ofertar algo diferente daquilo que já está consolidado.
Estrategicamente falando, para que a inovação seja realizada dentro de uma corporação, é necessário um investimento de tempo e dinheiro, afinal, os resultados não surgem do dia para a noite. Então, é muito importante que lacunas e oportunidades sejam definidas logo no início do processo, pois serão elas que guiarão todas as outras ações.
Perguntas como “O que ainda não tentei?” e “Como fazer isso melhor?” podem ser norteadoras nessa etapa. Crie um time específico para trabalhar sobre essas ideias e utilizar da criatividade para chegarem em algo que realmente faça a diferença.
Os benefícios de construir estratégias inovadoras
Investir em inovação é bem mais que pensar em estratégias. Na verdade, inovar se trata muito mais sobre como essas estratégias serão aplicadas e como vão impactar na vida dos seus usuários.
Como já comentado, a inovação constante é uma resposta à concorrência. Mas, mais do que isso, ela também faz com que uma empresa conquiste mais clientes, reduza custos e explore novos nichos em que ainda não atua. Portanto, ao aplicá-la na rotina de seus colaboradores, diversos outros benefícios podem surgir.
Conheça quais são logo abaixo.
Resolução de problemas “impossíveis”
Para um inovador, o impossível não existe. Ao pensar fora da caixa, problemas que parecem não ter soluções podem ser resolvidos de uma maneira como nunca antes foi resolvida. Lembre-se sempre que você pode fazer algo criativo para melhorar os seus negócios.
Aumento da produtividade
Ao fazer uso da criatividade no ambiente de trabalho, os processos da empresa serão realizados de uma maneira muito melhor. Então, incentive os seus colaboradores a terem ideias e a experimentá-las.
Descoberta de qualidades que só você tem
Quando ideias inovadoras são colocadas em prática, as pessoas passam a associar a sua marca com algo que as marcou. Por essa razão, não deixe de mostrar ao mundo o que você faz de melhor e, mais ainda, de um jeito que ninguém mais faz.
Destaque ante a concorrência
Ao invés de fazer a mesma coisa que os outros fazem, ser inovador possibilita a empresa a ter as suas próprias ideias e, consequentemente, se destacar diante dos concorrentes que antes eram considerados como difíceis de serem vencidos.
O passo a passo para adotar a estratégia de inovação na sua empresa
A inovação pode ser aplicada de diferentes maneiras dentro de um negócio, vai depender dos objetivos que a corporação tenha. No entanto, para te ajudar a implementar o quanto antes essa estratégia dentro da sua empresa, separamos um roteiro em 5 passos. Acompanhe a seguir!
1 – Relacionamento com o consumidor
Quando uma empresa está em contato com o seu público, muitas informações de grande valor podem ser coletadas, fazendo com que seu serviço ou produto atenda, cada vez mais, a sua expectativa.
2 – Automatização de processos
Ao automatizar processos dentro da empresa, mais tempo sobra para os seus colaboradores trabalharem sobre uma ideia que surgiu. Para isso, utilize-se da tecnologia e seus inúmeros benefícios.
3 – Uso do Radar da Inovação
Ferramenta de visão sistêmica, o Radar da Inovação pode auxiliar a empresa na investigação das necessidades que as pessoas buscam. Para que ela seja colocada em prática, algumas questões precisam ser respondidas sobre as seguintes áreas:
- Oferta;
- Relacionamento;
- Marca;
- Clientes;
- Plataforma;
- Experiência do consumidor;
- Captura de valor;
- Organização;
- Cadeia de fornecimento;
- Presença.
Com todas as respostas em mãos, a equipe terá um gráfico visual com o grau de inovação que a empresa possui para cada um dos tópicos.
4 – Incentivo à equipe
Novos esforços precisam ser sempre incentivados. Então, crie canais internos para receber sugestões de melhorias e iniciativas de reconhecimento. Assim, sua equipe se sentirá sempre motivada a dar o seu melhor, pois sabe que a empresa valoriza o que se tem a dizer.
5 – Aprenda com seus erros
A inovação é uma sequência de tentativas. Diante disso, é preciso ser transparente com os outros sobre os erros que foram cometidos no passado, pois, assim, ninguém irá cometê-los novamente.
Conclusão
Quando alguém resolve implementar a estratégia da inovação dentro do seu negócio, ele automaticamente já está em vantagem comparado aos outros, pois algo diferente está acontecendo 一 e que não acontece com frequência nos demais lugares.
Para que as empresas sejam inovadoras, é preciso entender, antes de tudo, que é necessário cultivar um pensamento inovador dentro do ambiente. Dessa forma, os estímulos vão surgir e o desenvolvimento de ideias criativas também. Além do mais, o mundo é visto de outra perspectiva, o que influencia na busca por melhorias constantes. Inovar é estar sempre em movimento, tenha isso em mente!