Líderes corporativos como protagonistas da cultura de inovação
Para manter uma empresa com dinamismo e sempre atuante no mercado, é preciso inovar. Mas inovar não significa sempre criar algo do zero, nem fazer tudo totalmente novo. É possível inovar também no simples, criando uma cultura voltada para isso, mas para que ela saia do papel, é preciso contar com entusiastas dessa mudança: os líderes.
A definição da cultura de inovação
Como o próprio nome já responde, a cultura de inovação se trata de crenças e políticas internas que cultivam, incentivam e apoiam a inovação e o desenvolvimento de novas ideias e ações criativas dentro da companhia.
A inovação pode estar presente em diversas ações e atividades de rotina, a partir da criação de um novo método, sistema ou ideia para fazê-la de forma diferente. Mas atrelar isso a uma cultura organizacional ganha força e apoio, despertando e provocando os potenciais de cada colaborador e sobretudo dos líderes, para que tragam novos olhares sobre suas atuações.
A cultura de inovação é capaz de motivar os funcionários, a partir da escuta de novas ideias e projetos. Kaihan Krippendorff, CEO da consultoria americana Outthinker fez um estudo no qual analisou as 30 inovações mais transformadoras dos últimos 30 anos, e para sua surpresa, 70% delas, vieram de colaboradores, provando que não é preciso ser um gênio para inovar e trazer otimização, melhorias e ganho de produtividade.
Como ser um líder inovador?
Para que a cultura de inovação permeie todas as áreas da empresa, é preciso engajar os colaboradores, abrindo espaço para ideias, interações e novos pensamentos. Para isso, os líderes devem ser os principais entusiastas e promotores dessa cultura, implementando-a em suas áreas.
Para ser um líder inovador, porém, não é preciso ter superpoderes, mas sim algumas características essenciais como:
- Autoconhecimento
- Visão de negócio
- Cultivo e incentivo de novas ideias
- Valorização da diversidade e inclusão na equipe
- Flexibilidade
- Cultivo de talentos
- Inteligência emocional
Características técnicas e soft skills compõem a lista de atributos básicos para que um líder seja capaz de ter o olhar inovador e incentivar isso em suas equipes, sabendo ter o equilíbrio necessário para assumir riscos, sem comprometer o que está indo bem em sua equipe.
Os 4 pilares da inovação
Para que a cultura de inovação seja sustentada dentro da companhia e se torne um modelo de negócio, é preciso que seja estruturada pelos principais pilares:
- Estratégia. É preciso ter objetivos claros, atrelados a resultados e metas a serem alcançadas. Somente assim haverá um balizador para avaliar as oportunidades que surgirão a partir das novas ideias oriundas da cultura de inovação.
- Estrutura e gestão. Envolver e engajar os colaboradores através de pesquisas, feedbacks e desenvolvê-los com treinamentos, são práticas que carregam alto potencial para estruturar a cultura da inovação. A gestão dessa cultura também precisa ser clara e transparente, para que se torne uma via de mão dupla entre empresa e colaborador, despertando assim mais profissionais engajados e dispostos a inovar.
- Execução. Implementar uma nova cultura, a princípio pode parecer algo intangível, mas, atrelando um método de avaliação, compensação e amarrando os conceitos dessa prática, fará com que se torne algo tangível e contínuo.
- Pessoas. Tenha em mente que a principal peça da cultura de inovação, serão as pessoas que atuam em sua empresa. São elas quem trarão novos olhares e ideias para transformar o dia a dia. Profissionais podem ter suas capacidades e criatividade estimuladas por uma política interna bem desenhada e também através de planos de T&D (treinamento e desenvolvimento). Assim, se tornarão verdadeiros empreendedores da cultura da inovação, estendendo-a por toda a empresa.
O papel dos líderes como entusiastas da cultura de inovação
A cultura da empresa precisa de verdadeiros embaixadores para que seja disseminada em todos os níveis. Para que a inovação seja algo vivo e contínuo dentro da companhia, as lideranças precisam estar entusiasmadas, tornando assim a criatividade algo rotineiro.
Profissionais com olhar inovador trazem maior capacidade de resolver problemas com olhar estratégico e buscam novas soluções para os problemas, gerando assim mais confiança entre líder e equipe, favorecendo um ambiente de crescimento e desenvolvimento mútuo.
A cultura da empresa deve contar com iniciativas que sustentem e apoiem os líderes, como treinamentos e ações de reconhecimento, auxiliando-os assim na missão de inovar e despertar novos talentos em suas equipes.