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Como um Meme/Trend pode te ajudar a vender mais

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Na internet, existem diversas gamas de conteúdos virais que se tornam relevantes do dia para noite. Eles são o espírito da internet e geram engajamento nela. Estamos falando dos Memes e Trends, que invadem o Tik Tok, Facebook, Instagram e outras redes sociais; e após eles é impossível a comunicação ser feita da mesma maneira.

O Que é um Meme?

Certamente, ao mexer em suas redes sociais, teve aqueles vídeos que tinham a mesma base só que alteravam alguns elementos. Na maioria dos casos são vídeos engraçadinhos que pegam tendências do momento. Eles vêm de filmes, séries, televisão, ou até mesmo de um vídeo no youtube que do dia para noite se tornou viral.

Então sabendo disso, existe uma noção do que é um Meme, mas como ele realmente surgiu? Meme é uma palavra em grego que tem como significado imitação, o termo foi usado pela primeira vez em 1974 pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, quando ele escreveu o livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta). Curiosamente como o gene, o meme é uma de informação com capacidade de se expandir, por intermédio das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo.

O primeiro meme criado em 1998, pelo americano Joshua Schachter, que tinha 24 anos na epoca e trabalhava em um  site chamado Memepool,em que varios users conseguiam postar links interessantes e compartilhar com as outras pessoas, sendo assim uma comunicação que se multiplicava rapidamente.

 Binley Mega Chippy: O Ciclo de um Meme

Em um pequeno restaurante, de uma família de imigrantes indianos que viviam na periferia de Londres nasceu um meme que do dia para noite transformou o pequeno restaurante local em um local requisitado. Tudo isso graças a uma musiquinha tosca que o restaurante fez na internet.

O Vídeo original do Meme já tem 3,1 milhões de visualizações, mas a tendência da música tem 11 mil vídeos e um total de 900 milhões de visualizações totais somando todos os vídeos. Com isso surge a pergunta? Como do dia para noite isso vira tendência?

Para o especialista e cientista da Faculdade da Pensilvânia nos EUA “’Existe uma ciência por trás do conteúdo viral”. Na análise de Jonah Berger seis fatores fazem com que uma postagem se torne popular numa rede social. “Um conteúdo pode se tornar viral com todos estes fatores reunidos”.

Moeda Social, Gatilhos, Emoção, Público, Valor Prático e Histórias, são os 6 passos que fazem um meme se tornar um sucesso. As pessoas começaram a republicar e curtir o restaurante por exemplo por causa da melodia da música (que relembra músicas clássicas de desenhos) que causa um gatilho de nostalgia, também pela moeda social, que faz as pessoas parecerem antenadas a modernidade.

O resultado disso para um estabelecimento é um aumento significativo nas vendas. Pois as pessoas sentem a necessidade de ir ao lugar para fazer parte da tendência.

Case We-Coffee

Uma franquia internacional de Cafeterias temáticas futuristas decidiu no começo deste ano inaugurar uma filial no Brasil, no bairro da liberdade( São Paulo) surgiu a WE COFFEE. O que aconteceu no Brasil, no entanto, foi diferente das outras filiais da We Coffee. Aqui ela se tornou tendência.

Graças ao Tik Tok e outras redes sociais, a we coffee rapidamente se tornou a queridinha dos influenciadores. Que logo nas primeiras semanas foram lá tirar fotos e comentar sobre as diversas sobremesas e bebidas que o estabelecimento servia. Hoje a Hashtag com o nome do restaurante tem 73 milhões de visualizações.

Mas o sucesso ultrapassou as redes. Graças a todo marketing feito pelos influencers, surgiu a necessidade dos seguidores de irem lá provar. O resultado é uma média de 2 horas de fila durante os fins de semana e 30min nos dias de semana (Esse Tempo apenas para entrar).

O que aconteceu com a We Coffee foi a transformação em uma tendência. Ao ser algo presente nas redes sociais e sempre comentado, se tornou necessidade para o público de visitar ela para simplesmente poder dizer que está ligado na sociedade moderna.

Memes/Trends como vendas:

Por esses exemplos fica claro que Memes também podem auxiliar nas vendas. Um estabelecimento que consegue facilmente entender um meme e se tornar ativo com ele, tem o potencial de aumentar muito as vendas.

Por mais que nem sempre o meme seja positivo, ainda sim cria uma curiosidade enorme, curiosidade essa que pode facilmente ser explorada com engajamento, benefícios e facilidade para o potencial consumidor.

A chave para isso é sempre lembrar que o ser humano, quer sempre estar atualizado. Querer ter essas experiências que outros tiveram, para simplesmente conseguir fazer parte de uma piada ou assunto. Então para um negócio é muito benéfico alguns pontos:

Engajamento na Mídia:

ter uma mídia engajada, presente, atualizada faz um elo mais rápido com o consumidor. Com o engajamento o Consumidor pensa na empresa, ele convive com ela. Exemplos de empresas engajadas nas atuais são a Netflix e Magalu. No caso a Netflix posta diariamente memes ligados a suas séries e filmes, trazendo ao espectador a vontade de assistir a um título específico (e com isso tirando esse espectador das redes sociais e levando diretamente para a plataforma). 

o Magalu no caso utiliza se disso com a sua WebInfluencer: A Lu

A Lu do magalu é um espécie de robô/boneco humanizado que vive como um ser humano, e com isso ela sempre entra em piadinhas e memes na internet. Sendo já conhecida do público e frequentemente virando comentários, que geram engajamento para a marca.

Bom Humor:

Uma marca pode ser engajada, mas ela necessita nestes casos também saber ter bom humor. Os internautas são conhecidos por quererem brincar e debochar dos elementos. Uma marca que não aceita isso ou age com relutância acaba perdendo oportunidades e espaço.

Contato com Influenciadores:

uma prática muito positiva é o contato com influenciadores. Os embaixadores das marcas são bons exemplos e chances maiores de transformar seu produto em tendência. Normalmente esses influenciadores tem engajamento alto e números grandes de seguidores, custando milhares de reais para anunciar. Mas sempre existe espaço para presentes, convites e contatos no geral com esses influenciadores, que na terra sem lei da internet acabam se tornando espécie de reis.

Mas acima de tudo entenda quem é seu público e quem vai comprar seu produto. Não adianta entrar em algumas dessas áreas, se o seu consumidor não vê graça nos memes, ou se o consumidor médio dos memes (que são jovens entre 13-25 anos) não tem o budget para comprar seu serviço. Antes de querer entrar de cabeça em memes e tendências, faça a famosa Pesquisa de mercado.

Se após isso, perceber que seu público se encaixa, então graças a esse Post você conseguiu entender como um Meme funciona e o quão benéfico ele pode ser para seu serviço.

 

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