Empreendedorismo

Conheça a metodologia SMART e defina objetivos claros para seus negócios

metodologia SMART

Conheça a metodologia SMART e defina objetivos claros para seus negócios

Como definir metas? Como escolher uma metodologia de trabalho? Como alinhar processos entre equipes? Esses são alguns dos desafios da gestão de qualquer empresa quando o assunto é metodologia de trabalho. Nesse artigo você vai conhecer a metodologia SMART, capaz de garantir eficiência e resultados para a gestão de sua empresa.

O que é a metodologia SMART e seus objetivos?

SMART é um método utilizado para criar metas úteis, seja para aplicação em processos, projetos ou até mesmo para gestão de negócios.

A sigla, que em inglês significa “inteligente”, está dividida pelas suas letras, as quais possuem significados e adjetivos, que mostram como os processos precisam ser. 

Conheça cada uma delas:

S = specific, ou específico, traduzindo para o português. Mostra a importância de a empresa traçar metas claras e específicas, pois ao colocar objetivos de negócio genéricos, como por exemplo: aumentar o faturamento, a chance dele não ser alcançado, se torna maior. É preciso estabelecer critérios, afunilar o objetivo e se questionar em relação a ele: quanto quero crescer em faturamento? Em quanto tempo? Qual produto ou serviço novo irei oferecer ou fomentar a demanda para alcançar essa meta? Qual estrutura preciso para que isso aconteça?

M = measurable, ou mensurável, trazendo para o português. Se na sigla anterior precisamos ser específicos, aqui também precisaremos medir o alcance do que especificamos, transformando as informações em dados e a partir disso poder medir os resultados. Quanto estou aumentando de faturamento? Qual o produto mais vendido nesse período? Qual o percentual de lucro líquido? Assim você poderá traçar projeções e analisar resultados de forma assertiva.

A = achievable, ou atingível em tradução livre. Para que você alcance os objetivos propostos, eles precisam ser factíveis, ou seja, possíveis de serem realizados. Analise o mercado em que está inserido, os dados disponíveis sobre o segmento e concorrência e avalie sua capacidade produtiva interna, traçando assim objetivos atingíveis.

R = relevant, ou relevante. Defina metas que serão relevantes para seu negócio ou para o segmento em que atua. Garanta que estejam de acordo com os objetivos de negócio da empresa. Não estipule metas apenas para cumprir tabela. Na metodologia SMART elas precisam ter razão de existir.

T = Time Based, ou baseado no tempo, em tradução livre. Isso significa que as metas, para serem relevantes, também precisam ter um prazo definido. Afinal, se a meta for aumentar as vendas, a empresa subsistirá se isso acontecer somente daqui a 15 anos?

Por que utilizar a metodologia SMART e qual sua importância para os negócios?

O uso dessa metodologia se torna relevante para empresas que querem uma gestão com metas e objetivos realistas, prazos e definições claras e com foco na produtividade.

O método SMART é uma ferramenta importante para trazer clareza de direção para todas as áreas da companhia, podendo ser aplicado de forma macro ou direcionada para projetos de cada área.

A metodologia traz ainda:

  • maior clareza de ideias;
  • aumento do foco e produtividade;
  • melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • melhoria em processos de definições de metas e objetivos, sejam gerais da companhia ou por área;
  • resultados em dados mensuráveis capazes de gerar planos de ação ou correção.

Como aplicar os objetivos SMART em sua empresa em 5 passos

Antes de aplicar os passos a seguir, é preciso lembrar que a metodologia SMART não se trata apenas de uma ferramenta, mas sim um modo de gestão empresarial, através da qual os processos e projetos devem ser regidos. Confira como aplicar:

  1. Defina os objetivos da empresa. Faça análises e defina as projeções de negócio, atribuindo objetivos claros de onde quer chegar.
  2. Separe e categorize seus objetivos. Identifique os setores e equipes relacionadas àquele objetivo e crie grupos de objetivos, por exemplo: objetivos de crescimento; objetivos de lançamento de novos produtos; objetivos de expansão e etc.
  3. Seja específico. Defina objetivos de forma detalhada e focada.
  4. Defina prazos. Estabeleça cronogramas, fases e prazo limite para o cumprimento do objetivo. Do contrário, ele deixa de ser SMART.
  5. Acompanhe os resultados. Não deixe para olhar os resultados somente nos prazos de entrega. Para garantir seus atingimentos, é preciso que os objetivos sejam acompanhados, a fim de poder haver mudança de rota, ajustes ou novas definições se necessário para seu alcance de resultados. 

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