Empreendedorismo

Plano de carreira: entenda o que é, quais tipos e como colocar em prática

plano de carreira

Uma das principais perguntas quando um candidato está sendo entrevistado, é se a empresa que deseja contratá-lo possui plano de carreira. A empresa que possui esse diferencial é capaz de atrair e reter mais talentos do que uma que não o pratica.

O fator é decisivo para um novo colaborador aceitar uma proposta em detrimento a outras, muitas vezes é justamente o fato de a companhia oferecer uma projeção.

Mas você sabe realmente o que é um plano de carreira? Quais modelos e como criá-los? Nesse artigo vamos te ajudar a entender todos esses pontos e como torná-lo uma grande ferramenta em uma empresa.

O que é um plano de carreira e sua finalidade

 Plano de carreira é o mapeamento da trajetória e crescimento de um colaborador dentro da companhia. É através do plano de carreira que empresa e colaborador serão guiados para o futuro, é onde serão traçados os passos, cargos, atribuições e projeções.

Um bom plano de carreira deve contar com informações claras e transparentes, tanto para a empresa poder saber como estará sua estrutura ao longo dos anos como também para o funcionário, que deverá ser guiado de forma a saber quais serão suas tarefas, habilidades e competências necessárias em cada estágio de seu plano de carreira, e assim poder se preparar em cada uma delas, correspondendo às expectativas de cada cargo que lhe for designado.

Hoje, as empresas que se utilizam desse mapeamento, usam o plano de carreira como uma grande forma de atração e retenção, pois acaba sendo um diferencial, que pode ser usado na abertura de vagas como um benefício da empresa contratante.

Ele pode ser o principal fator para quem está em dúvida sobre a mudança de um emprego para outro, pois através do plano traçado com uma política clara e assertiva, o contratado consegue projetar seu futuro e anseios, além de visualizar sua carreira sempre com oportunidade de evolução.

Agora que você já sabe o que é um plano de carreira, é hora de conhecer os principais formatos. Acompanhe!

Plano de carreira em Y e plano de carreira em W

Se observarmos o formato da letra Y de baixo para cima, podemos ver que se trata de uma linha reta única que se bifurca na parte superior. É dessa análise que vem o nome do plano de carreira Y, que se trata de um profissional que em determinado ponto de sua trajetória, se vê diante de duas possibilidades: seguir como gestor e líder ou se tornar especialista.

Esse formato de planejamento geralmente está ligado às áreas de engenharia e farmácia, entre outros, onde o cargo de especialista acaba sendo fundamental para a assertividade do negócio. O que se espera de um profissional com plano de carreira em Y são especializações e conhecimentos específicos, capazes de trazer inovação e tendências para a companhia.

Algumas empresas oferecem a liberdade de escolha na “bifurcação” do formato em Y, dando a possibilidade de o profissional optar por um cargo de liderança ou de especialista. Ambas as escolhas de cargo requerem o desenvolvimento de competências distintas. Enquanto o líder precisa ampliar seu conhecimento em gestão de equipe e desenvolvimento de pessoas, o especialista vai precisar se aprofundar em temas e particularidades específicas do negócio, a fim de trazer soluções competitivas para a empresa no segmento em que está inserida.

Se o plano de carreira em Y sugere duas possibilidades, o formato W apresenta três, sendo a terceira, uma junção que agrega parte das duas escolhas já mencionadas. A nova possibilidade aqui, se trata de um cargo de líder de projeto, mas com o diferencial de atuar tanto no acompanhamento das pessoas envolvidas quanto oferecendo ponto de vista técnico sobre o assunto.

A empresa que deseja esse perfil de colaborador, precisa identificar já na entrevista esses traços, pois se trata de um profissional que atuará em diferentes frentes, necessitando agregar conhecimento distintos, porém sabendo aplicá-los e equilibrá-los dentro de um mesmo projeto. Esse formato é mais comumente encontrado em setores relacionados a tecnologia.

Por fim, antes de contratar um funcionário e oferecer o plano de carreira em uma empresa, é preciso que ele faça parte da política da empresa. É o que veremos a seguir.

Como construir um modelo de plano de carreira

Para começar, é preciso entender que o plano é construído a quatro mãos. A empresa disponibiliza a ferramenta e direciona, mas o principal fator chave de como isso irá ocorrer, é o próprio colaborador. Conheça alguns passos de como construir isso em sua empresa:

1 – Defina objetivos e mapeie as oportunidades

Defina os próximos passos, faça um planejamento com visão de futuro para saber onde a empresa quer e pode chegar e quais lideranças serão necessárias para isso. Após esse planejamento, mapeie a hierarquia e funcionamento do negócio. Uma boa ferramenta aqui é um organograma. Com base nisso, trace caminhos de ascensão como uma rota para o crescimento de potenciais colaboradores rumo aos objetivos definidos.

2 – Estabeleça metas e processos

Todas as metas e processos precisam ser claros tanto para a companhia quanto para o colaborador. O trajeto a ser percorrido precisa ser guiado e acompanhado com feedbacks constantes sobre o seu desempenho.

O processo de ascensão precisa estar mapeado em todas as etapas, para ter clareza de que tudo está saindo conforme o planejado e o colaborador está progredindo em sua jornada, trazendo resultados significativos. O profissional precisa saber exatamente quais as competências que precisará desenvolver em cada etapa desse trajeto.

3 – Faça a implementação

Com objetivos e metas bem definidos e o processo detalhado de forma que o gestor e RH possam acompanhar e medir a evolução, é hora de colocar em prática o plano de carreira, transformando-o em uma fonte de atração e retenção de talentos.

Com base em tudo que falamos até aqui, podemos afirmar que a implementação do plano de carreira, independente do formato, é capaz de se tornar mais um benefício da empresa que opta por implementá-lo e terá o poder de reter e atrair pessoas com grande potencial de evolução, que trarão resultados crescentes e constantes para a empresa.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais