Empreendedorismo

Reconhecimento de funcionários: saiba a importância e como estruturar uma política em sua empresa

Reconhecimento de funcionários

Reconhecimento de funcionários: saiba a importância e como estruturar uma política em sua empresa

Dados de pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágio, apontam que mais de 55% das pessoas indicam que a falta de reconhecimento no trabalho é a principal causa de desmotivação. E essa falta de reconhecimento é apontada por situações comuns em muitas empresas, como diferença salarial entre funcionários que exercem o mesmo cargo e função, acúmulo de funções e divergência das atividades contratadas para as que são atribuídas no dia a dia.

Dado esse contexto, surge a importância de as companhias reverem suas políticas e estruturarem um plano de reconhecimento de funcionários, caso queiram manter um ambiente saudável e bons níveis de produtividade.

Como funciona um programa de reconhecimento de funcionários? 

Assim como outras políticas que requerem normas e iniciativas, o programa de reconhecimento deve fazer parte da cultura da empresa, com as devidas regras e atributos estabelecidos de forma clara, com objetivo de desenvolver, promover, valorizar e reconhecer os funcionários, de forma que se sintam motivados em busca do alcance dos objetivos e atingimento de metas, individuais, de equipe e da empresa como um todo.

Para que o programa seja efetivo, é preciso contar com recompensas, gratificações, bônus, políticas de crescimento e mérito mediante o bom desempenho. Mas não apenas isso. O programa de reconhecimento pode (e deve) trazer também, além de premiações, o feedback positivo, elogios e destaque merecido para o colaborador que atingiu ou superou o esperado. Dessa forma, o programa de reconhecimento se torna algo mais humano, caloroso e também emocional, com alto poder de motivação.

Benefícios do programa de reconhecimento de funcionários para a empresa 

Estudos apontam que nosso cérebro é capaz de responder a estímulos gerados por recompensas, fazendo com que a pessoa obtenha mais foco e proatividade. 

Outras vantagens importantes para as empresas que aderem ou criam tais programas, são:

  • Aumento da retenção de talentos: uma vez motivados e engajados, os colaboradores tendem a permanecer na empresa em que atuam;
  • Aumento da produtividade: quanto maior o reconhecimento, maior será a sede de vencer o desafio entre os colaboradores, que por sua vez estarão mais focados e dedicados para alcançar resultados;
  • Melhora do clima organizacional: ao estabelecer metas e atribuir políticas de reconhecimento, as equipes se tornam mais colaborativas, partindo em busca dos objetivos em comum, o que aumenta as interações positivas e melhora o clima organizacional.

Métodos e dicas de programas de reconhecimento para os funcionários

Não há uma receita pronta quando o assunto é política de reconhecimento. Para ser assertivo e oferecer benefícios que tenham valor agregado e brilhem aos olhos de seus colaboradores, faça pesquisas internas, converse com as equipes e identifique as principais necessidades e quais benefícios trazem maiores vantagens para eles. 

Mas, algumas práticas de sucesso nas empresas que se tornaram verdadeiros atrativos, são: 

  • Concessão de bônus por meta atingida
  • Participação nos lucros e resultados da empresa
  • Meritocracia, com políticas claras e tangíveis a todos os níveis
  • Plano de carreira
  • Prêmios e méritos por reconhecimento de desempenho ou meta alcançada

Como estruturar um programa de reconhecimento de funcionários?

Existem diversas formas de implementar um programa de reconhecimento de funcionários em sua empresa. Independentemente do tamanho da organização e das premiações, o importante é começar! E para isso, aqui vão 4 passos simples que vão te ajudar a estruturar:

  1. Faça pesquisas. Como mencionado anteriormente, para ser mais assertivo, o ideal é entender o que o perfil de colaborador da sua empresa valoriza, assim as premiações se tornarão ainda mais atrativas para seus funcionários.
  2. Estabeleça uma política. Defina as hierarquias, quantias e objetivos que estarão sujeitos a premiações e reconhecimento. O ideal é que as metas sejam algo além do dia a dia, para que assim sejam de fato diferenciais a serem reconhecidos.
  3. Faça a implementação. Essa etapa é fundamental, pois é nela que pode haver questionamentos e reclamações. Atente-se para que a política seja justa e transparente, possibilitando a todos os colaboradores terem chance por igual de obter as premiações. Estabeleça critérios e disponibilize-os de forma que estejam sempre acessíveis para possíveis consultas e dúvidas.
  4. Trace indicadores. Avalie os resultados e apurações de todas as metas, criando indicadores que possam ser usados para melhorias futuras no programa de incentivo para os funcionários.

Se você quer desenvolver os talentos em sua empresa, invista em planos de treinamento como forma de reconhecimento e valorização para todos os colaboradores. 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Leia Mais