RH + Lideranças: uma fórmula de sucesso para a gestão do engajamento
Colaboradores engajados e motivados geram lucros até 23% maiores e são 18% mais produtivos. Esses são os principais dados resultantes de uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, empresa global de análise e consultoria organizacional.
Somente por esses dados percentuais já é possível perceber a importância de promover a gestão do engajamento das equipes de sua empresa, fomentando uma cultura de valorização e desenvolvimento dos colaboradores através de iniciativas e planos dirigidos pelo RH.
O que é a gestão do engajamento e sua importância nas empresas
O estudo da Gallup, que identificou as diferenças entre equipes engajadas e não engajadas, contou com mais de 2,5 milhões de colaboradores de 96 países e apontou também que, além de aumento da produtividade e do lucro, colaboradores motivados possuem 81% menos faltas no trabalho.
O nível de engajamento do colaborador na empresa em que atua está ligado ao vínculo que ele cria com ela, sua conexão com o ambiente corporativo e suas condições de trabalho. Por isso, não se trata de algo técnico, como o contrato de emprego, mas o engajamento é sobre vestir a camisa, abraçar a cultura organizacional e estar comprometido com o atingimento de metas e resultados.
Por isso, fazer a gestão do engajamento é promover iniciativas, planos e ações que contribuam para a satisfação, senso de pertencimento e comprometimento.
Como estabelecer ações para aplicar o engajamento?
Com alto índice de geração de resultados, a gestão do engajamento se tornou papo sério em muitas empresas que hoje buscam meios de aplicá-la através do RH e das lideranças.
Para estabelecer uma cultura de engajamento, é preciso realizar algumas ações como:
- Promover um bom clima corporativo. Um ambiente engajador é aquele que proporciona uma cultura de respeito, igualdade, incentivo à novas ideias, promoção do diálogo, estímulo à criatividade e oportunidades de crescimento.
- Ter a gestão do engajamento como parte da cultura interna. Um colaborador desmotivado pode levar uma equipe inteira à falta de compromisso e foco. Crie ações e políticas internas que valorizem o colaborador, como planos de carreira, capacitação e reconhecimento.
- Dar voz aos colaboradores. Antes de criar ações, conceder benefícios ou traçar diretrizes que envolvem os colaboradores, escute-os. Conheça o perfil de cada equipe, seus anseios, características e necessidades. Assim, as estratégias da gestão do engajamento serão muito mais assertivas e irão ao encontro das expectativas dos funcionários, que verão maior valor nas ações propostas, e isso os manterá mais focados e motivados.
- Dar reconhecimento. Um bom clima, ambiente respeitoso e uma cultura interna bem desenhada atuarão de forma isolada e não vão gerar engajamento se o esforço do colaborador não for reconhecido. Estabeleça políticas de premiação, bônus, méritos e promoções para todos os níveis de atuação em sua empresa, assim eles estarão muito mais engajados no alcance de metas e novos projetos.
O papel do RH e das lideranças na gestão de engajamento
Para implementar e coordenar a gestão do engajamento, é essencial que a área de recursos humanos esteja alinhada e aja em conjunto com as lideranças para obter resultados. Isso porque a definição e a prática dessa gestão ocorrem de maneiras e em momento diferentes.
Enquanto o papel do RH é ser uma ferramenta para implementação de uma cultura de valorização, que passa pelos princípios, pilares e valores da empresa, a função das lideranças é fazer com que a gestão do engajamento seja colocada em prática no dia a dia.
Além das definições, implantação e promoção da cultura organizacional voltada para o engajamento dos colaboradores, a área de RH precisa suportar as lideranças para que estejam prontas para executar e garantir o cumprimento das ações de engajamento com seus times, seja através do acompanhamento dos treinamentos realizados, validação de resultados, ou abrindo espaço para o diálogo com a equipe.
Por isso, embora o RH seja visto como o grande – e muitas vezes o único – protagonista responsável pela gestão do engajamento dos colaboradores, sem a execução prática das iniciativas e apoio dos gestores, dificilmente haverá resultados, ou mesmo que houver, a capacidade de mensuração estará comprometida.
Assim, a fórmula de sucesso para a implantação e prática da gestão do engajamento está na união do RH com o time de lideranças da companhia.