Por que as soft skills são tão importantes para os profissionais da atualidade? Saiba mais!
Para as empresas que investem em uma cultura de T&D, o conceito de soft skills já faz parte da rotina. No entanto, se esse termo ainda é uma incógnita em seu dia a dia, este conteúdo foi feito para você!
Ao longo dos próximos parágrafos, vamos te contar o que são as soft skills, além de listar quais dessas características estão entre as mais valorizadas pelas organizações e compartilhar algumas dicas para ajudar seus times a desenvolvê-las com sucesso!
O conceito de soft skills
Em poucas palavras, podemos definir as soft skills como o conjunto de habilidades ligadas ao comportamento, à personalidade e à forma como cada ser humano é capaz de gerenciar suas emoções e relações interpessoais.
Se por um lado, essas características se apresentam como subjetivas e complexas de serem mensuradas, por outro elas também têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho!
Afinal, uma vez que os profissionais entendam como identificar e desenvolver suas habilidades, é possível alinhá-las ao perfil de atuação da organização, resultando em uma melhora significativa na performance dos colaboradores e nos níveis de engajamento e produtividade.
O que diferencia as soft skills das hard skills
Enquanto as soft skills são desenvolvidas a partir das vivências e da personalidade de cada indivíduo, as hard skills correspondem aos conhecimentos mais técnicos e operacionais.
Na prática, significa que essas habilidades podem ser desenvolvidas a partir das experiências profissionais, por meio de treinamentos e de cursos focados no aprendizado de determinadas atividades ou no funcionamento de novos equipamentos e tecnologias.
Essa possibilidade de aprimoramento, por sua vez, faz com que as hard skills sejam mais facilmente mensuradas e avaliadas pelos departamentos de RH.
As soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho atual
É interessante observar que, mesmo com as recomendações de distanciamento social adotadas pelas organizações desde o início da pandemia do Covid-19, as soft skills têm se tornado cada vez mais valorizadas no meio corporativo.
Prova disso é que o relatório “The future of the Jobs”, apresentado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, listou as competências interpessoais que serão essenciais para os profissionais do futuro. A seguir, você pode conferir as principais:
- pensamento analítico e inovação;
- aprendizado ativo;
- resolução de problemas complexos;
- pensamento crítico;
- criatividade, originalidade e iniciativa;
- liderança e influência social;
- utilização, monitoramento e controle das tecnologias;
- design tecnológico e programação;
- resiliência, tolerância e flexibilidade;
- raciocínio, resolução de problemas e concepção de ideias;
- inteligência emocional;
- foco na experiência do usuário;
- orientação para serviços;
- análise de sistemas;
- persuasão e negociação.
Como ajudar seus colaboradores a desenvolver essas habilidades
Agora que você já está bem-informado sobre as soft skills, vamos finalizar este conteúdo com algumas dicas que vão ajudar suas equipes a desenvolverem essas competências!
Conheça o perfil dos seus times
Ter uma consciência clara das potencialidades, e também dos desafios, enfrentados pelos colaboradores é essencial para definir ações que possam ajudá-los a desenvolver suas habilidades interpessoais.
Mas para isso, é importante que os gestores e profissionais de RH observem de forma mais atenta a dinâmica de interação entre os seus times no ambiente de trabalho, bem como a forma como cada indivíduo reage às diferentes situações em seu dia a dia.
Invista nos formatos de treinamento mais adequados a cada caso
Hoje em dia, as empresas podem contar com uma série de atividades personalizadas de capacitação para atender às necessidades de conhecimento mais específicas de suas equipes.
Dessa forma, é possível estabelecer treinamentos que tenham como foco principal o aprimoramento das soft skills mais valiosas de cada colaborador, promovendo o aumento da integração entre os times e contribuindo com a construção de um clima organizacional realmente positivo, de crescimento e colaboração constantes.
Aposte em uma cultura de feedbacks
Tanto o reconhecimento dos talentos quanto o fornecimento de críticas construtivas contribuem de maneira significativa com o crescimento pessoal dos seus colaboradores.
Por isso, a construção de uma cultura de feedbacks pode fazer toda a diferença para a sua empresa, gerando uma relação de confiança entre líderes e liderados, e abrindo um espaço de diálogo altamente positivo para todos.
E se você gostou de conhecer todo o potencial das soft skills e tem interesse em conferir outros conteúdos como este, continue aqui no blog da Marketing Machine para ficar sempre bem-informado!