Maneiras de Aplicar o Storytelling em seus produtos
O poder de uma boa história tem a chance de te comover, emocionar, empolgar e pensar. As histórias sempre tiveram esse poder e o ser humano sempre esteve extremamente interessado nisso. Então, desse princípio, surge o Storytelling, a técnica que faz uma história ter sentido, começo, meio e fim para no final ainda trazer algum objetivo.
O que é Storytelling?
O ser humano conta histórias desde do período da pré história, na qual era comum grupos de pessoas se juntarem para escutar as histórias que os chefes de aldeias tinham para contar. Normalmente, esse ato estava atrelado a conhecimento do passado, compartilhamento de regras, contato com a religião ou ter uma moral no final
Os chefes de aldeia faziam o Storytelling para cuidar de seu povo e, com esses atos simples, surgiu a ideia de contar uma jornada completa.
O Storytelling vem do Inglês, em que Story (História) e Telling (contar) se juntam e se tornam o ato de se contar uma história. Mas não é apenas isso, o Storytelling é a narrativa com uma jornada no meio, ele narra de forma linear a história, ponto por ponto, para chegar em um objetivo no final.
Storytelling como Ficção?
Pensando na ideia de começo, meio e fim, e todas as outras normas por trás do Storytelling se torna comum associar diretamente com Filmes, Livros e Séries. Por que a maneira mais comum de identificar o Storytelling nos roteiros.
Então é comum pensar que Storytelling é associado a algo ficcional. Mas não, o Storytelling pode ser facilmente aplicado há peças publicitárias, histórias reais, reportagens, artigos ou qualquer outra mídia que tenha o objetivo de passar uma mensagem e um objetivo.
Pesquisa sobre o Storytelling
Na realidade, utilizar de um Storytelling para esses meios tende a ter um sucesso maior, um estudo realizado pela Lusko indicou que 88,7% dos consumidores acreditam que as marcas conseguem se conectar com eles por meio de campanhas que trazer uma história, ainda na mesma pesquisa foi indicado que 72% dos consumidores sentem mais atração em comprar após o ato do Storytelling.
Outro detalhe interessante que a pesquisa da Lusko trouxe foi sobre qual tipo de história o consumidor gosta mais de ouvir. Segundo 78% das pessoas entrevistadas, consumidores são as pessoas mais recomendadas para contar uma narrativa de uma marca, em segundo lugar estão os funcionários com 12%.
Para 43% dos entrevistados, o estilo de história que mais impacta são as de estilo inspiradoras, com jornadas de motivação e superação. 19% preferem estilos emocionantes, que se conectam com sentimentos humanos. Apenas 13% preferem Storytelling informativos. Mas obviamente os números podem alterar de acordo com as personas que seu produto busca.
Os 3 Tipos de Narrativas que um Negócio pode aplicar:
Viagem Ficcional
As Viagens Ficcionais são aquelas histórias que contam uma ficção, fantástica e roteirizada. tem como método transportar o consumidor para dentro de um universo diferenciado. Ela pode ser bem aplicada para valorizar um produto mais ainda por focar em elementos específicos. Uma marca que utilizou dessa técnica e teve sucesso foi a Avon. Que em uma peça publicitária de 2014 fez um mundo utópico em que não existia produtos de beleza.
O comercial com uma pegada mais autoritária traz um ar de valorização da beleza e dos produtos. Sendo assim um sucesso.
Valores da Marca
Como o próprio nome diz, o Storytelling dos valores da marca tem como objetivo passar aquela imagem do que a marca pensa. É comum por exemplo naqueles comerciais de Margarina em que se coloca uma família feliz. No geral é uma boa maneira de se aproximar do seu consumidor e fazer ele se identificar com os ideais de sua empresa.
Situações de Consumo
nesse estilo de Storytelling, é criada situações hipotéticas de consumo para exemplificar e criar situações para que o Consumidor identifique um potencial problema em sua vida. E com isso cria rapidamente a vontade de consumo. Um exemplo para isso seria quando a propaganda cria e exemplifica o problema para no final vender a solução.
3 Marcas que são exemplo em Storytelling:
Bauducco: a Bauducco vende como valores da marca um produto mais artesanal e familiar. Por isso em suas propagandas tem sempre a figura do vovô que faz biscoitos, panetones e outros produtos para seus netos. O case da Bauducco é exemplo claro de aplicação de uma história ficcional com junção dos valores da marca para criar um elo com o consumidor. Mesmo que eles não sejam uma empresa “familiar” e nem “Artesanal”, a impressão que todos temos ao ver a propaganda é daquele sentimento de casa cheia, conversas e boa comida
Coca Cola: A Coca Cola tem o slogan de “Abra a felicidade”, e por isso é comum ela patrocinar eventos e fazer propagandas que propagam a ideia de alegria e momentos especiais. A Coca Cola é a principal responsável pelas campanhas de natal, tendo já estabelecido a tradição dos caminhões da coca. Esse Storytelling além é novamente um case de valores da marca.
Nike: A Nike é famosa por fazer em anos de copa do mundo, propagandas que utilizam da ficção para criar um mundo específico, que nos faz sentir interesse pela marca. Além disso, a Nike é famosa pela tática de patrocinar os melhores atletas de cada área. Ela faz isso justamente para associar seus produtos com a qualidade técnica dos atletas, criando uma situação de consumo para os consumidores.
Por esses métodos, maneiras e conhecimentos, é possível a aplicação de um Storytelling de sucesso em peças, postagens e matérias publicitárias, dando uma oportunidade de crescimento e melhoria ao seu negócio. Que tal dar uma chance às histórias impulsionar o sucesso do seu negócio?