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Vendedores: 3 segredos para você vender mais

pipeline é um processo com etapas de vendas que devem ser realizadas pelo vendedor de uma empresa

Todo bom vendedor sabe como é difícil conquistar um cliente e finalizar uma venda. Vender é um desafio diário. Exige conhecimento do público alvo, contornar as objeções do consumidor, ter um diferencial diante da concorrência e muito mais. 

Entretanto, é possível começar a vender mais e melhor a partir dos 3 segredos que contaremos a você. Ficou curioso?

Continue lendo para saber mais!

 

Como vender mais em uma empresa? 

Para saber como vender mais, a organização precisa acertar os 4 P´s: Produto, Preço, Praça, Promoção. Além do mais, os canais de venda e a comunicação da oferta farão diferença na forma como os consumidores encontram o seu produto e se comunicam de forma direta com a sua marca. Mas sem os 4 P´s o time de vendas terá que fazer um esforço maior, e sem a certeza de melhorar os resultados. 

Toda empresa nasce com o objetivo de fornecer algo ao mercado, em troca do produto ou serviço, a empresa recebe um valor, que ao final é convertido em lucro. Veja quais são os erros mais comuns na hora da venda: 

 

Desistir cedo demais x Não saber quando parar

Nós temos dois tipos de vendedores, aqueles que desistem cedo demais, e os que não sabem quando parar. Você tem vendedores que se enquadram nesses dois tipos? 

A falta de planejamento e definição de estratégia pode destruir a conversão de vendas de um profissional. Em diferentes fases do funil de vendas, a negociação está nas mãos do lead, por isso durante a prospecção é importante que o vendedor crie uma conexão com o consumidor em potencial. O que é desistir cedo demais? 

Duas ou três ligações não são suficientes para gerar uma venda. Portanto, se o seu time desiste após o terceiro não, eles desistem cedo demais. Algumas pesquisas indicam que são necessários mais de cinco contatos até que o negócio seja fechado. 

Por outro lado, nós temos o vendedor que não sabe a hora de ir em busca de um novo contato. Ligar ou enviar e-mail para um prospect durante 15 ou 20 dias e não receber retorno, pode ser um indício. 

A melhor estratégia é espaçar o contato conforme o tempo avança, além de diversificar a forma de conversar com o lead. Lembre-se, insistir é importante, mas se tornar um spam na caixa de entrada vai afastar o consumidor da sua empresa. 

 

Deixar o lead controlar o processo

Responda sim ou não para as perguntas abaixo: 

  • É você que agenda uma nova atividade com o lead após uma interação?
  • Você ou o supervisor procura saber o que falta para concluir a compra?
  • Consegue responder todas as perguntas, mesmo que elas saiam do escopo inicial? 
  • Você saberia dizer não para o seu lead?

Todas as perguntas acima devem ser controladas por você, por exemplo, as interações devem ser realizadas de acordo com o seu processo, podendo ser ajustado à realidade do lead, porém, se é ele quem está controlando a sua agenda. Ele também controla a venda. 

Ainda que o cliente deva ser atendido da melhor forma, ele precisa saber que a autoridade é o vendedor, ou possivelmente o lead vai declinar da venda. 

 

Não gerar valor ao longo do processo de venda

Você já comprou um produto ou serviço em uma loja e nunca mais voltou? Eu já. Fiz compra, mas não tive identificação com o vendedor. Por isso, acredito que o processo de venda é um guia, vender um produto e não conquistar a fidelidade do cliente, não é interessante para a empresa e nem para o vendedor. É necessário gerar valor. Ao conversar com os leads, os vendedores devem tentar criar laços, transmitir feedbacks realistas sobre o processo de compra daquele produto ou serviço. Dicas e conselhos podem ajudar o consumidor a fechar a venda. 

 

3 segredos para aumentar as vendas da sua empresa

As vendas da sua empresa estão boas? Se a resposta é sim, ela pode melhorar. Se respondeu não, vamos te contar 3 segredos infalíveis para que você comece a colocar em prática ainda hoje.

 

  • Treinamento e Motivação

Para que a empresa cresça em número de vendas, é necessário que os vendedores tenham acesso a treinamentos que desenvolvam super vendedores. Não é segredo que a motivação está atrelada ao sucesso, não só pessoal, mas profissional também. 

O gerente precisa monitorar e acompanhar o desempenho de cada colaborador individualmente, isso vai ajudá-lo a compreender as dificuldades que cada pessoa tem individualmente e como isso pode prejudicar a equipe como um todo. 

 

Mas, como motivar a equipe? 

Os funcionários se sentem mais motivados quando fazem parte da empresa de forma integral, sabendo quais são as metas e objetivos estabelecidos, recebendo feedback com frequência sobre o seu desempenho e tendo uma comunicação ativa com os gestores e coordenadores. Além disso, a empresa pode investir em: 

  • Plano de carreira; 
  • Salários competitivos;
  • Horários flexíveis;
  • Bonificação ao atingir metas etc.
  • Geração de leads

Qualificar o lead é uma estratégia de marketing digital que procura reduzir o tempo de indecisão de um cliente em potencial. Por exemplo, quando uma pessoa tem contato pela primeira vez com um produto, ela não está pronta para efetuar a compra daquele produto ou serviço. 

Ela pode ter algumas dúvidas como: 

  • Preciso mesmo disso? 
  • Esse produto vai me trazer benefícios? 
  • O que eu vou fazer se não gostar/funcionar?
  • Essa é a melhor hora para comprar?
  • Será que vale o investimento? 

Essas geralmente são as dúvidas mais frequentes, porém o consumidor pode ir além dessas, como olhar resenhas e avaliações no site, assistir vídeos de influenciadores e muito mais. 

Assim também, é interessante investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo aos seus leads informações que vão responder as perguntas acima, e educá-lo sobre o produto ou serviço antes de fazer a compra. Seguindo essa estratégia, você vai levar o cliente mais rápido ao estágio de decisão e há grandes chances de ele fechar negócio. 

 

  • Utilize técnicas de negociação 

Algumas vezes, o cliente está pronto para fechar o negócio, porém o vendedor na sede de passar para o próximo cliente negligencia a negociação em busca de garantir boas condições para ambos os lados. Essa fase se divide em quatro partes, sendo: 

Preparação: antes de entrar em contato com o cliente, o vendedor deve estar alinhado com as metas que foram estabelecidas pela empresa. Estudar as principais informações do produto ou serviço que será vendido e só então iniciar o contato com o consumidor. 

Troca de Informações: nesta fase, é preciso entender quais são as principais motivações do cliente para realizar a compra, após isso, o vendedor deve colocar em prática táticas que transmitam informações que vão de encontro às expectativas do consumidor. 

Compromisso: aqui a negociação já está bastante avançada, é o momento de tirar as principais dúvidas e confirmar os pontos acordados para encaminhar uma proposta. Da mesma forma, ambas as partes conseguem repassar o que foi acordado até aquele momento e ajustar possíveis divergências. 

Finalização: assim, o vendedor deve repassar o valor acordado, data de pagamento, se houve ou não uma condição especial estabelecida, e repassar os principais pontos de produto ou serviço. Após isso, acontece o fechamento do negócio. Conforme as negociações avançam, é importante que os principais pontos do acordo sejam relembrados, evitando problemas futuros. 

 

Conclusão 

Portanto, nenhuma venda acontece por acaso. É importante que os vendedores estudem e cada vez mais criem laços com o público alvo, isso acontecerá a partir do acesso a informações. Além disso, os segredos que compartilhamos hoje, podem mudar ao longo do tempo e de acordo com a realidade da sua empresa. Para saber como vender mais continue acompanhando os nossos conteúdos.

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