Todo bom vendedor sabe como é difícil conquistar um cliente e finalizar uma venda. Vender é um desafio diário. Exige conhecimento do público alvo, contornar as objeções do consumidor, ter um diferencial diante da concorrência e muito mais.
Entretanto, é possível começar a vender mais e melhor a partir dos 3 segredos que contaremos a você. Ficou curioso?
Continue lendo para saber mais!
Como vender mais em uma empresa?
Para saber como vender mais, a organização precisa acertar os 4 P´s: Produto, Preço, Praça, Promoção. Além do mais, os canais de venda e a comunicação da oferta farão diferença na forma como os consumidores encontram o seu produto e se comunicam de forma direta com a sua marca. Mas sem os 4 P´s o time de vendas terá que fazer um esforço maior, e sem a certeza de melhorar os resultados.
Toda empresa nasce com o objetivo de fornecer algo ao mercado, em troca do produto ou serviço, a empresa recebe um valor, que ao final é convertido em lucro. Veja quais são os erros mais comuns na hora da venda:
Desistir cedo demais x Não saber quando parar
Nós temos dois tipos de vendedores, aqueles que desistem cedo demais, e os que não sabem quando parar. Você tem vendedores que se enquadram nesses dois tipos?
A falta de planejamento e definição de estratégia pode destruir a conversão de vendas de um profissional. Em diferentes fases do funil de vendas, a negociação está nas mãos do lead, por isso durante a prospecção é importante que o vendedor crie uma conexão com o consumidor em potencial. O que é desistir cedo demais?
Duas ou três ligações não são suficientes para gerar uma venda. Portanto, se o seu time desiste após o terceiro não, eles desistem cedo demais. Algumas pesquisas indicam que são necessários mais de cinco contatos até que o negócio seja fechado.
Por outro lado, nós temos o vendedor que não sabe a hora de ir em busca de um novo contato. Ligar ou enviar e-mail para um prospect durante 15 ou 20 dias e não receber retorno, pode ser um indício.
A melhor estratégia é espaçar o contato conforme o tempo avança, além de diversificar a forma de conversar com o lead. Lembre-se, insistir é importante, mas se tornar um spam na caixa de entrada vai afastar o consumidor da sua empresa.
Deixar o lead controlar o processo
Responda sim ou não para as perguntas abaixo:
- É você que agenda uma nova atividade com o lead após uma interação?
- Você ou o supervisor procura saber o que falta para concluir a compra?
- Consegue responder todas as perguntas, mesmo que elas saiam do escopo inicial?
- Você saberia dizer não para o seu lead?
Todas as perguntas acima devem ser controladas por você, por exemplo, as interações devem ser realizadas de acordo com o seu processo, podendo ser ajustado à realidade do lead, porém, se é ele quem está controlando a sua agenda. Ele também controla a venda.
Ainda que o cliente deva ser atendido da melhor forma, ele precisa saber que a autoridade é o vendedor, ou possivelmente o lead vai declinar da venda.
Não gerar valor ao longo do processo de venda
Você já comprou um produto ou serviço em uma loja e nunca mais voltou? Eu já. Fiz compra, mas não tive identificação com o vendedor. Por isso, acredito que o processo de venda é um guia, vender um produto e não conquistar a fidelidade do cliente, não é interessante para a empresa e nem para o vendedor. É necessário gerar valor. Ao conversar com os leads, os vendedores devem tentar criar laços, transmitir feedbacks realistas sobre o processo de compra daquele produto ou serviço. Dicas e conselhos podem ajudar o consumidor a fechar a venda.
3 segredos para aumentar as vendas da sua empresa
As vendas da sua empresa estão boas? Se a resposta é sim, ela pode melhorar. Se respondeu não, vamos te contar 3 segredos infalíveis para que você comece a colocar em prática ainda hoje.
- Treinamento e Motivação
Para que a empresa cresça em número de vendas, é necessário que os vendedores tenham acesso a treinamentos que desenvolvam super vendedores. Não é segredo que a motivação está atrelada ao sucesso, não só pessoal, mas profissional também.
O gerente precisa monitorar e acompanhar o desempenho de cada colaborador individualmente, isso vai ajudá-lo a compreender as dificuldades que cada pessoa tem individualmente e como isso pode prejudicar a equipe como um todo.
Mas, como motivar a equipe?
Os funcionários se sentem mais motivados quando fazem parte da empresa de forma integral, sabendo quais são as metas e objetivos estabelecidos, recebendo feedback com frequência sobre o seu desempenho e tendo uma comunicação ativa com os gestores e coordenadores. Além disso, a empresa pode investir em:
- Plano de carreira;
- Salários competitivos;
- Horários flexíveis;
- Bonificação ao atingir metas etc.
- Geração de leads
Qualificar o lead é uma estratégia de marketing digital que procura reduzir o tempo de indecisão de um cliente em potencial. Por exemplo, quando uma pessoa tem contato pela primeira vez com um produto, ela não está pronta para efetuar a compra daquele produto ou serviço.
Ela pode ter algumas dúvidas como:
- Preciso mesmo disso?
- Esse produto vai me trazer benefícios?
- O que eu vou fazer se não gostar/funcionar?
- Essa é a melhor hora para comprar?
- Será que vale o investimento?
Essas geralmente são as dúvidas mais frequentes, porém o consumidor pode ir além dessas, como olhar resenhas e avaliações no site, assistir vídeos de influenciadores e muito mais.
Assim também, é interessante investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, oferecendo aos seus leads informações que vão responder as perguntas acima, e educá-lo sobre o produto ou serviço antes de fazer a compra. Seguindo essa estratégia, você vai levar o cliente mais rápido ao estágio de decisão e há grandes chances de ele fechar negócio.
- Utilize técnicas de negociação
Algumas vezes, o cliente está pronto para fechar o negócio, porém o vendedor na sede de passar para o próximo cliente negligencia a negociação em busca de garantir boas condições para ambos os lados. Essa fase se divide em quatro partes, sendo:
Preparação: antes de entrar em contato com o cliente, o vendedor deve estar alinhado com as metas que foram estabelecidas pela empresa. Estudar as principais informações do produto ou serviço que será vendido e só então iniciar o contato com o consumidor.
Troca de Informações: nesta fase, é preciso entender quais são as principais motivações do cliente para realizar a compra, após isso, o vendedor deve colocar em prática táticas que transmitam informações que vão de encontro às expectativas do consumidor.
Compromisso: aqui a negociação já está bastante avançada, é o momento de tirar as principais dúvidas e confirmar os pontos acordados para encaminhar uma proposta. Da mesma forma, ambas as partes conseguem repassar o que foi acordado até aquele momento e ajustar possíveis divergências.
Finalização: assim, o vendedor deve repassar o valor acordado, data de pagamento, se houve ou não uma condição especial estabelecida, e repassar os principais pontos de produto ou serviço. Após isso, acontece o fechamento do negócio. Conforme as negociações avançam, é importante que os principais pontos do acordo sejam relembrados, evitando problemas futuros.
Conclusão
Portanto, nenhuma venda acontece por acaso. É importante que os vendedores estudem e cada vez mais criem laços com o público alvo, isso acontecerá a partir do acesso a informações. Além disso, os segredos que compartilhamos hoje, podem mudar ao longo do tempo e de acordo com a realidade da sua empresa. Para saber como vender mais continue acompanhando os nossos conteúdos.