Empreendedorismo

O que é Turnover: Veja tudo o que você precisa saber sobre esse conceito

turnover

O setor de recursos humanos é fundamental para o desenvolvimento de um novo negócio. Por exemplo, ele é responsável por fazer a contratação de uma mão de obra qualificada e encontrar os melhores colaboradores para a empresa. 

Entretanto, poucos empreendedores entendem da saúde do seu negócio e principalmente, sobre o impacto que o alto turnover pode ter em sua empresa. Sabendo que esse é um assunto de extrema importância para as empresas, hoje nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre turnover. 

Continue lendo para saber mais!

O que é turnover? 

O turnover em tradução livre da língua inglesa  quer dizer “virada” ou “renovação”. No ambiente corporativo, é conhecido como a taxa de rotatividade de funcionários, medindo o número de admissões e demissões dentro de um período específico. Algumas empresas utilizam doze meses como base para descobrir a rotatividade. 

Ele é um dos indícios que o setor de Recursos Humanos usa para saber a saúde empresarial da organização, ou de um departamento específico. É normal que todas as empresas tenham uma taxa de rotatividade, seja pelo movimento do mercado ou ainda pelo crescimento/encolhimento da organização. 

Podemos medir que altas taxas podem significar: má administração, falta de motivação, baixa remuneração, falta de bons benefícios, falta de plano de carreira ou ainda falta de infraestrutura. Enquanto a baixa rotatividade pode dar indícios de: conformismo dos funcionários, falta de pensamento crítico que pode ser visto em falta de crescimento dos funcionários e da empresa.

Quais são os tipos de turnover?

Os funcionários deixam uma organização por inúmeros motivos, indo além de insatisfação ou falta de motivação. Alguns encontram oportunidades de se desenvolverem na carreira, mais qualidade de vida, ou ainda, se aposentam. Esses exemplos mostram tipos de rotatividade diferentes, mas que resultam no mesmo problema: desfalques na equipe. Veja abaixo os tipos mais comuns de turnover: 

Turnover voluntário e involuntário

Como o próprio nome já diz, é quando o funcionário voluntariamente decide que é hora de procurar um novo emprego. Por outro lado, o involuntário parte da própria empresa, quando ela decide demitir um funcionário por causa da baixa produtividade ou ainda reestruturação. 

Turnover disfuncional e funcional

O turnover disfuncional é prejudicial para a empresa, podendo ser traduzido como funcionários com alta mão de obra qualificada que decidem se demitir, ou ainda quando um colaborador em posição de chefia decide ir embora e isso abala as estruturas de toda a equipe.

7 estratégias para reduzir o turnover da sua empresa

Para reduzir o turnover na sua organização e manter uma taxa abaixo de 5%, procure seguir as estratégias abaixo: 

  • Aprimorar o processo seletivo 

Quanto mais aprimorado for o processo seletivo da sua empresa, mais chances você terá de ter uma equipe completa e com baixo turnover. Para isso, é importante contratar profissionais qualificados para o cargo em aberto, por exemplo, cargos de liderança devem ser ocupados por pessoas que já possuam experiência na área. 

Uma forma de aprimorar é terceirizando o processo seletivo para instituições especializadas. 

  • Incentivar planos de carreira 

Como comentamos, um dos fatores para os funcionários pedirem demissão é a falta de crescimento. É importante oferecer um plano de carreira, levando em conta os interesses da empresa e dos próprios funcionários, em um período de tempo pré estabelecido. 

Assim, ambas as partes não terão frustrações. 

  • Crie uma cultura de feedback 

É importante que os gestores desenvolvam uma cultura de feedback, onde conversem com o time sobre as metas e objetivos que foram alcançados, como o time contribui para isso e também como podem melhorar. 

  • Oferecer benefícios 

Principalmente na modalidade de trabalho CLT, os funcionários desejam ter acesso a benefícios. Isso pode ser uma excelente forma da empresa instigar os colaboradores a continuarem na empresa. Alguns benefícios comuns são: 

  • Day off; 
  • Jornada de trabalho flexível;
  • Bônus ao atingir metas; 
  • Plano de saúde; 
  • Parceria com instituições acadêmicas etc.  
  • Desenvolver um bom diálogo 

O diálogo é o segredo para um bom relacionamento entre gestores e colaboradores. Por exemplo, um funcionário que não está tendo um bom desempenho, precisa se sentir seguro para conversar com o gestor e conversar sobre suas dificuldades e desafios. 

Quando temos uma boa cultura de diálogo, os funcionários se sentem seguros e pedem ajuda para vender os desafios. Com isso, conseguimos desenvolver estratégias eficazes para sanar o problema. 

  • Mensurar desempenho 

É importante desenvolver uma forma de mensurar o desempenho dos funcionários. Por exemplo, através de metas, avaliação de resultados no mês, no semestre ou ainda anual. Assim, o gestor vai conseguir identificar como cada funcionário está se saindo em seu cargo. 

  • Ter uma jornada de trabalho definida 

Nem sempre fazer hora extra demonstra que o funcionário veste a camisa da empresa. Em alguns momentos, isso significa que ele tem dificuldade em realizar suas tarefas no horário de trabalho estipulado. 

Por isso, é importante que a empresa defina uma jornada de trabalho e junto com o funcionário entenda quando é necessário fazer horas extras, por exemplo. 

Conclusão 

Quem está começando a pensar em abrir o seu próprio negócio, precisa ficar atento ao turnover que pode ser gerado nos primeiros anos do negócio. No começo da empresa, é importante ter uma equipe enxuta, que consiga realizar o pagamento e oferecer uma boa qualidade de trabalho. Agora que você já sabe tudo sobre o turnover, coloque em prática as estratégias que conversamos e boa sorte! Gostou? Para continuar por dentro dos principais assuntos de marketing, empreendedorismo e tendências para empresas, continue acompanhando o nosso site.

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